No dia 29 de agosto, o Movimento de Jovens CLJ, Curso de Liderança Juvenil, da Paróquia Santo Antônio de Guaporé, comemorou seus 25 anos de história.
A festa iniciou com uma Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz da cidade e após aconteceuum jantar dançante na Comunidade Santo André. Centenas de fiéis e jovens de oitoParóquias da Arquidiocese prestigiaram o evento.Há 30 anos o movimento CLJ foi trazido para Passo Fundo através do entãoPe. Osvino José Both, que na época era pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus (hoje Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil).
Em Guaporé, o CLJ foi fundadopelo Padre Antonio Geraldo Dalla Costa. Segundo ele, quando se mudou para Guaporénão havia um movimento de jovens na Paróquia. Existia um pequeno grupoacompanhado pelo então reitor do seminário, Padre Genoir Pieta, onde havia momentosde oração, de formação e lazer.Padre Antonio, em entrevista, contou que para fortalecer e ampliar o grupopensaram em se integrar ao movimento do CLJ que já funcionava em Passo Fundo.“Acompanhei o primeiro grupo, para conhecer melhor. Posteriormente, participeitambém como Diretor espiritual, em alguns retiros em Passo Fundo. O grupo reunia-seduas vezes por semana. Durante a semana o momento do sacrário era difícil por causada escola de vários. Mas aos sábados era mais favorável.
No final, a gente animava aMissa na Igreja Matriz.”Com o decorrer dos anos logo apareceram lideranças que foram animando asatividades e o movimento deslanchou. “Alegra-me o saber que a semente lançada há 25anos continuou viva e frutuosa. A todos que participaram dessa caminhada, parabéns, omeu abraço e fiquem com Deus.”De uma forma geral, o CLJ busca criar comunidade de jovens evangelizadoresque são sinais da presença do líder Jesus Cristo nos diversos ambientes: família, escola,faculdade, trabalho, etc. Além disso, auxilia no discernimento da vocação pessoal decada jovem.Luciano Ecco, Assistente Social, participou ativamente do grupo por seis anos ehoje ele conclui que a vivência que teve no CLJ contribuiu para suas escolhas pessoais eprofissionais.
“Agradeço ao CLJ, e fico feliz por fazer parte da história deste grupo dejovens que me possibilitou refletir sobre o mundo que temos e o que queremos.Permitindo-me hoje entender que tudo que conquistei, não foi só pelo meus esforços econhecimentos adquiridos, mas, por que tenho comigo um ser maior, que me cuida, eme guia para o melhor caminho a seguir.”
Créditos: Carla Bagnara (Estudante de Jornalismo – Univates)
e Assessoria Arquidiocese de Passo Fundo.











