Grupo Planalto de comunicação

CNH Social 2025: Contemplados têm até sexta-feira para apresentar documentação no RS Programa do Detran-RS oferece habilitação gratuita; prazo encerra em 6 de setembro e segunda chamada está prevista para o dia 15

Os candidatos contemplados no programa CNH Social 2025, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), têm até esta sexta-feira, 6 de setembro, para apresentar a documentação exigida e dar início ao processo de habilitação. A entrega deve ser feita presencialmente em qualquer Centro de Formação de Condutores (CFC) do estado.

O programa oferece gratuidade completa para o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A, B, C, D e E. A iniciativa contempla tanto candidatos à primeira habilitação quanto aqueles que desejam adicionar ou mudar de categoria, especialmente para fins profissionais. Todas as taxas e custos estão incluídos, como exames médicos, aulas teóricas e práticas, exames teóricos e práticos, além do exame toxicológico para as categorias profissionais.

Para validar a participação no programa, os selecionados devem apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência no Rio Grande do Sul com no mínimo dois anos e uma declaração de responsabilidade, conforme modelo previsto no edital. No caso de candidatos às categorias C, D ou E, também é necessário realizar a requisição do exame toxicológico até o prazo final, mesmo que o resultado leve até 15 dias para sair.

Segundo o Detran-RS, até o dia 29 de agosto, cerca de 2.150 pessoas já haviam iniciado o processo, e pelo menos 90 candidatos já receberam suas habilitações emitidas. A expectativa é de que todas as 7.500 vagas ofertadas sejam preenchidas até o encerramento do prazo.

Caso haja vagas remanescentes por ausência de documentação ou desistência, está prevista uma segunda chamada a ser divulgada no dia 15 de setembro. Nessa etapa, serão convocados os candidatos do cadastro de reserva, respeitando a ordem do sorteio realizado.

O programa CNH Social é uma política pública voltada à inclusão e à geração de oportunidades, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A ação busca ampliar o acesso ao mercado de trabalho formal e promover maior mobilidade entre a população de baixa renda no estado.

Facebook
Twitter
WhatsApp