Ao longo de 2023, a Coasa realizou investimentos em energia solar fotovoltaica para algumas de suas unidades. A iniciativa vem ao encontro com a filosofia de trabalho da cooperativa, que busca contribuir, de forma efetiva, nas questões ambientais.
A energia solar fotovoltaica é uma fonte renovável e limpa, que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade, por meio de painéis instalados. Em resumo, a tecnologia aproveita a luz do sol como fonte geradora, reduzindo a dependência dos recursos não renováveis.
O investimento da Coasa em energia solar, totalizando 2.868 placas, resultou em uma significativa redução nas emissões de dióxido de carbono, o CO2. Foram 941,14 toneladas de emissões evitadas. A transição para a energia solar também implicou em uma economia considerável de carvão: 792,55 toneladas de carvão poupado. Ainda, a energia gerada com a instalação dos painéis solares equivale ao plantio de 1.285,73 árvores.
Ao optar pela energia solar, a Coasa não apenas preserva os recursos naturais, mas também mostra o seu alinhamento com o bem-estar das futuras gerações. Além dos benefícios ambientais, a energia solar proporciona estabilidade nos custos de eletricidade – o que contribui com a sustentabilidade financeira da cooperativa, ao mesmo tempo em que reforça seu papel como organização comprometida com o desenvolvimento da comunidade regional.