Grupo Planalto de comunicação

Coasa forma novas turmas no Curso de Homeopatia e amplia práticas integrativas no meio rural Atividade reuniu mais de 50 participantes e aprofundou conhecimentos sobre a aplicação da homeopatia na saúde, na agricultura e no ambiente familiar

Foto: Coasa/Divulgação

A Coasa concluiu, na primeira semana de dezembro, mais uma etapa de formação em Homeopatia, com o apoio da Fecoagro – Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul . Foram duas turmas de homeopatas que receberam certificação em maio deste ano e que, nesta atividade recém finalizada, ampliaram conhecimentos na área da psicossomática.

O curso foi ministrado pela professora Fernanda Miranda, engenheira agrônoma, mestre em agroecossistemas e terapeuta homeopata, que acompanha o grupo desde o início da parceria. Nesta fase, o conteúdo teve foco nas origens emocionais e psíquicas dos adoecimentos e a busca por equilíbrio por meio da Homeopatia. De acordo com Fernanda, o aprofundamento amplia a visão sobre os seres vivos e os sistemas produtivos.

“Estamos no segundo ano dessa formação, com mais de 50 participantes praticando e entendendo a Homeopatia como ferramenta de cuidado que considera humanos, plantas, solos e animais como sistemas integrais. Não tratamos a doença em si, mas o ser que adoece”, explicou. As formações aconteceram em Muliterno, na sexta-feira, 05/12, com 28 alunos e em Água Santa no sábado, 06/12, com 23 alunos. O grupo contou com participantes de diferentes municípios da área de atuação da Coasa.

A formação integra um movimento contínuo de disseminação da Homeopatia na região, através de iniciativas da cooperativa. Muitas pessoas buscaram o curso como alternativa para o manejo das propriedades e para o cuidado com a família. Para Sônia Reginato de Oliveira, que é extensionista da Emater e aluna formanda, o aprendizado já faz parte do seu cotidiano. “O curso trouxe muito conhecimento para nós, profissionais, pensando também na aplicação destas técnicas com o nosso público da Emater – que é o público da Coasa, que são os agricultores familiares.”

Para outras famílias, a formação tem sido uma aliada na transição para sistemas produtivos mais equilibrados. Andressa de Deus Marcinski, de Santo Antônio do Palma, destacou que o conteúdo se estendeu além dos objetivos iniciais. “Estamos em transição para tirar os insumos químicos e fortalecer práticas orgânicas. A homeopatia tem ajudado muito nesse processo. Também começamos a usar em casa, reduzindo o uso de antibióticos e fortalecendo o cuidado preventivo.”

Facebook
Twitter
WhatsApp