A diretoria da Coasa realizou, nesta terça-feira, 21/10, a entrega oficial do valor arrecadado com os passaportes solidários do Encontro Mulher Coasa, que aconteceu a poucos dias reunindo um público de 2.500 pessoas. Com isso, ao todo, foram repassados R$ 25 mil reais à Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Lagoa Vermelha. O anúncio da destinação dos recursos já havia sido feito durante o evento, mas o repasse foi formalizado agora, com a presença da equipe da cooperativa e representantes da entidade beneficiada.
Sempre que um evento é promovido pela Coasa, os participantes adquirem passaportes solidários, por valores simbólicos. Além de garantir o acesso à programação, cada associado contribui também com o lado social da cooperativa — fortalecendo causas que geram impacto direto nas comunidades onde atua.
A Aapecan, com sede em Lagoa Vermelha desde 2007, atende pessoas diagnosticadas com câncer e seus familiares de 17 municípios da região. O trabalho envolve acompanhamento social e psicológico, grupos de apoio, orientações nutricionais, assessoria jurídica, além de oficinas de artesanato e culinária. A entidade também fornece benefícios materiais, como kits de alimentação, dietas, suplementos e fraldas geriátricas, de acordo com as necessidades de cada usuário.
“Estamos com o coração aquecido em poder repassar esse valor, que é uma contribuição das associadas – das pessoas que participaram do Encontro Mulher Coasa. Está na nossa essência desenvolver pessoas para que possamos viver em um ambiente melhor e o trabalho da Aapecan se assemelha a isso, porque eles também estão cooperando, desenvolvendo e acolhendo. Um gesto como esse, reforça o nosso compromisso como cooperativa”, destacou Aline Perozzo Bacega, Superintendente Administrativa na Coasa.
“Me sinto muito feliz em estar fazendo isso para a região. O trabalho da Aapecan contribui muito com a comunidade e para o bem das pessoas que precisam dessa entidade”, disse Renata Crestani, gerente de negócios da Coasa Lagoa Vermelha. O coordenador da Aapecan no município lagoense, Guilherme Guido, agradeceu a doação. “Esse valor será destinado, na totalidade, para suplementação, dietas alimentares e kits de alimentos. Vai fazer uma diferença enorme para seguirmos adiante, cada vez mais fortes.”