Grupo Planalto de comunicação

Colégio Notre Dame recebe honraria da Câmara de Vereadores de Passo Fundo

Integrando a programação da Semana do Município, a Câmara Municipal de Vereadores realizou na noite dessa terça-feira (01), Sessão Solene em reconhecimento ao Colégio Notre Dame pelo seu centenário. A honraria foi proposta pela vereadora Janaína Portella (MDB), aprovada por unanimidade em plenário, visando prestar reconhecimento pelos relevantes serviços educacionais prestados ao longo de 100 anos, em Passo Fundo.

A cerimônia ocorreu nas dependências do Colégio, como forma de aproximar a Casa Legislativa da comunidade. A solenidade contou com a presença de parlamentares, representantes do Executivo, de entidades educacionais, lideranças e empresários. A Mesa Oficial foi coordenada pelo presidente do Legislativo, vereador Alberi Grando (MDB), acompanhado da proponente da cerimônia, vereadora Janaína, da secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação, Angelita Scottá, da coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE), Carine Weber, Arcebispo Dom Rodolfo Webber, da Superiora Provincial da Congregação de Notre Dame, irmã Dirce Slaviero e da Diretora do Colégio Notre Dame, irmã Elci Favaretto.

Na abertura da solenidade, o presidente Alberi, enalteceu a relevância em celebrar a longevidade do Colégio Notre Dame e seu importante papel na formação educacional dos passo-fundenses. “Não é costumeiro que faça esta Sessão Solene fora da Câmara de Vereadores, mas atendendo a um pedido da vereadora Janaína, estamos com a nossa Casa instalada na casa do Notre Dame É uma honra para esta Câmara prestar essa homenagem à uma instituição que tanto contribuiu e contribui na área educacional, formando gerações ao longo de um centenário”, declarou.
Em sua fala na tribuna como proponente, a vereadora Janaína falou de sua alegria em homenagear o Colégio Notre Dame, “é um momento singular esta homenagem, em especial para mim, hoje vereadora, poder postular essa homenagem, pois sou ex-aluna do Notre Dame, filha de professora que trabalhou por mais de duas décadas na rede Notre Dame, meus filhos estudaram aqui, então, a gente tem todo o alinhamento e conhecimento do que a escola proporciona à cidade de Passo Fundo. São sementinhas que foram plantadas, se desenvolveram, somos profissionais que se formaram no Notre Dame, e hoje, estão em suas profissões fazendo suas contribuições sociais em suas áreas de atuação. A rede Notre Dame contribui muito com Passo Fundo, prestando um serviço educacional, social e econômica, ainda, na ciência, na pesquisa e com a Cantata Natalina que é um sucesso. Estou muito feliz em homenagear esta instituição que completa 100 anos em nossa cidade”, finalizou a proponente.
Para concretizar e eternizar a homenagem, o Legislativo Municipal, através de seus vereadores e autoridades presentes, entregou uma placa de Honra ao Mérito as representantes da instituição. Após a entrega da honraria, a irmã Elci Favaretto, ressaltou “o Notre Dame se sente honrado em receber nesta casa uma sessão do Legislativo Municipal, pois hoje, há exatamente 100 anos, iniciavam as atividades Notre Dame em Passo Fundo. Esta homenagem coroa o trabalho de 100 anos das Irmas Notre Dame na comunidade passo-fundense. Dos 166 anos dessa cidade, temos 100 anos de presença marcante na vida das pessoas que fazem esta cidade acontecer. Nosso sentimento é de gratidão, desde a chegada das primeiras irmãs aqui até este momento quando falamos de Irmãs de Notre Dame, falamos em Passo Fundo. O momento é de gratidão e alegria. Continuamos escrevendo nossa história nos traços do Bom Deus”, finalizou a Irmã Elci.
Ao final da solenidade o Coral Notre Dame entoou o Hino do Colégio, emocionando os presentes.  
Colégio Notre Dame
A entidade iniciou suas atividades em Passo Fundo, em 07 de junho de 1923, com a chegada das primeiras religiosas de Notre que instituíram o serviço educacional, preconizado por Santa Júlia Billiart. Vindas da Alemanha e dos Estados Unidos, ao desembarcar na estação férrea de Passo Fundo, as religiosas traziam consigo um sonho: o de atender à solicitação de Frei Jacob Höfer, que expôs à Superiora Geral da Congregação a necessidade de ampliação do número de escolas e da fundação de internatos no interior do Rio Grande do Sul, já que, devido às grandes distâncias e ao difícil acesso, os estudantes não eram assíduos às aulas. Motivadas por ele, fundaram o Colégio Notre Dame – a mais antiga instituição em atividade da Rede de Educação Notre Dame. Nascido como uma pequena escola primária, na qual 17 alunas recebiam as primeiras lições, ao completar 100 anos, o Colégio possui uma área construída de 18.000 m² e atende a mais de 1700 estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. A instituição conta com docentes qualificados, com 27% sendo Especialistas e 10% Mestres, que participam de Programa de Formação Continuada, por meio do qual reconhecem os valores Notre Dame, compreendem os processos de ensino e de aprendizagem, adaptam-se a novas ferramentas pedagógicas e aprofundam conhecimentos na sua área de atuação.
Fonte: Comunicação Digital / CMPF
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais