Grupo Planalto de comunicação

Coleurb promove atividade de atenção à melhor idade

Desde setembro de 2014, a Coleurb vem realizando atividades com os grupos de terceira idade da Coordenadoria Municipal de Atenção ao Idoso (COMAI). Trata-se do Projeto Andar Seguro Melhor Idade, que tem como objetivo principal instruir os idosos quanto à forma segura de se portar na utilização do transporte coletivo, a fim de prevenir acidentes dentro dos ônibus.

Paralelamente aos encontros semanais com os grupos, iniciou-se, em maio deste ano, o trabalho de sensibilização de motoristas, cobradores e demais colaboradores, quanto às dificuldades que os idosos enfrentam. Nesta sensibilização, os colaboradores realizam atividades vivenciais, com o objetivo de “sentir na pele” as limitações encontradas pelos idosos.

A oficina inicia com uma breve apresentação do projeto, explanação das atividades desenvolvidas na primeira etapa com os idosos, bem como os objetivos e justificativas das duas etapas. Após, são distribuídos aos colaboradores os materiais que simulam algumas limitações físicas dos idosos:

– Peso nos tornozelos, simulando a dificuldade de andar e subir degraus; 
– Abafadores de ruído, simulando a redução da capacidade auditiva; 
– Óculos protetores com redução do campo visual, simulando o glaucoma; 
– Óculos protetores com manchas no centro da visão, simulando a retinopatia diabética;
– Óculos protetores com as lentes lixadas, simulando a catarata, visão turva; 
– Membros superiores parcialmente imobilizados e luva tipo de raspa, simulando limitações ocasionadas pelas doenças articulares nos membros superiores.

Os colaboradores são conduzidos até um ônibus e realizam um pequeno percurso dentro do pátio da empresa, simulando as situações que os idosos podem encontrar ao utilizarem os ônibus da Coleurb. Após este percurso, são explicados os motivos que levam o idoso a sentir tais limitações e os colaboradores são provocados a falar sobre as sensações físicas e psicológicas causadas pelas circunstâncias a que foram submetidos. Neste momento, muitos compartilham situações em suas rotinas de trabalho, onde presenciam justamente o que foi vivenciado por eles na oficina prática. 

Para encerrar, são apresentados vídeos relacionados à valorização do idoso e seus sentimentos, instigando ainda mais a reflexão sobre as atitudes de cada um no relacionamento com este público.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp