Grupo Planalto de comunicação

Colheita da soja se encaminha para a reta final

Conforme a Emater, faltam cerca de 10% apenas da soja para ser colhida no Rio Grande do Sul. A produtividade, diz o engenheiro agrônomo Cláudio Dóro, deve ficar acima de 60 sacas por hectare. Será a maior produtividade, bem como o maior volume de produção anual da história. As chuvas regulares nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, propiciaram um bom desenvolvimento das plantas resultando em altas produtividades. Muitos produtores colheram até mais de 80 sacas por hectare. Esse tipo de registro era raro. Esse ano não foi a regra, mas também foi comum. O Estado deve colher em torno de 14 milhões de toneladas de soja. O Mato Grosso é o campeão com mais de 24 milhões e o Paraná o segundo maior produtor, com cerca de 16 milhões de toneladas.

Ontem, sexta-feira Santa alguns produtores aproveitaram o tempo para colher. Para esse domingo a previsão é de chuvas na região de Passo Fundo. Mesmo que não seja possível trabalhar nas lavouras, a colheita está adiantada.

Problema foi registrado na zona sul do Estado. Em Tapes, a quebra deverá ser de 30% na lavoura de soja. Não chove há 40 dias naquela região.   

Facebook
Twitter
WhatsApp