A região noroeste do Rio Grande do Sul recebeu o 1º Danzpare Juvenil Brasil nesta quinta-feira (7) com espetáculos nas escolas de Cruz Alta e na Casa da Cultura Justino Martins. Os 16 pares bailarinos da Europa e da América Latina levaram as danças e as culturas de diferentes locais do mundo para milhares de pessoas.
O Festival Internacional de Dança Patrimonial em Cruz Alta começou com apresentações em frente à Prefeitura, na manhã de quinta-feira, com interação do público que passava pela Praça General Firmino de Paula. Durante a tarde, os pares se dividiram em grupos e realizaram apresentações para os estudantes de oito escolas da rede municipal do município.
A Casa da Cultura Justino Martins foi o palco do encerramento do Danzpare Juvenil Brasil em Cruz Alta, em espetáculo realizado à noite para centenas de pessoas. O show público contou com a coreografia de integração do FIDAF, com a participação conjunta dos 32 bailarinos do festival.
O diretor geral do Danzpare, Hans León Gutiérrez, agradeceu a receptividade do povo cruzaltense com todas as pessoas envolvidas no Festival. “Me senti em casa aqui. Não é a primeira vez, sempre nos recebem de braços abertos. Isso é muito significante para mim, porque trabalhamos pela cultura tradicional e popular, e isso motiva qualquer um. Hoje, o Brasil é o único país que está vivendo e sentindo a emoção do Danzpare Juvenil. E é do Brasil para o mundo”, destacou.
A prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, enalteceu o trabalho do Danzpare Juvenil Brasil e do Grupo Chaleira Preta, que conciliou suas comemorações de 40 anos com a presença do festival na cidade. “A gente fica muito feliz com esse entrosamento de culturas e, especialmente, por termos o privilégio de assistir e vivenciar um pouco da cultura e da arte dos países. Mais que isso, as nossas escolas puderam receber os dançarinos e ter um pouco de contato com outros países. Isso enriquece o aprendizado e a vontade de conhecer novos lugares e aprender sobre diferentes culturas. Nada é mais rico que isso”, enfatizou.
A produtora cultural do Danzpare Juvenil Brasil, Raquel Rubert Pereira, destacou o incentivo do poder público de Cruz Alta e do Grupo Chaleira Preta para tornar o festival uma realidade no interior do Rio Grande do Sul. “Sem esse apoio de vocês é impossível trazer cultura internacional para o interior do Estado. Tenho muita gratidão a todos que estão colaborando para que o Danzpare seja possível e, principalmente, por Cruz Alta fazer parte do circuito e da extensão de todas as apresentações artísticas”, afirmou.
Programação segue no Acqua Lokos Parque Hotel
Os bailarinos seguem o circuito do 1º Danzpare Juvenil Brasil em Capão da Canoa a partir desta sexta-feira, onde permanecem até o sábado à noite no Acqua Lokos Parque Hotel, e depois seguem para Passo Fundo. As apresentações no Acqua Lokos acontecem nesta sexta-feira e no sábado, às 11h e às 14h30min, para o público que estiver presente no empreendimento turístico.
Pares de 16 países da América Latina e Europa
Os países que se apresentam no 1º Danzpare Juvenil Brasil são a Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Hungria, México, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Sérvia, Ucrânia e Uruguai.
1º Danzpare Juvenil Brasil
O Festival acontece de 4 a 14 de novembro de 2024, nas cidades de Marau, Fortaleza dos Valos, Cruz Alta, Capão da Canoa e Passo Fundo. Neste ano, o festival tem a participação de duplas formadas por jovens de 14 a 17 anos.
Com o slogan “Crescendo e aprendendo”, o 1º Danzpare Juvenil Brasil tem a realização da Baillar Centro de Danças, Folk International Group, Federação Internacional de Festivais de Dança – FIDAF e Conselho Internacional de Dança da Unesco – CID. O patrocínio da Vassoler, Embarke, GQ Viagens, Bom Sono Home Style, Dra. Mayara Bechi, Barbearia Cavalheiros, Farmácias São João, Escola Bom Pastor, Fora de Hora e Don Juan Moda Homem.
O Festival Internacional de Dança Patrimonial em Pares conta com o apoio da Bella Città Shopping, Acqua Lokos Parque Hotel, Sesc Passo Fundo, Clube Comercial, Colégio Franciscano Cristo Rei, Prefeitura de Fortaleza dos Valos, Prefeitura de Cruz Alta, 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Chaleira Preta 40 anos, Propósito Comunicação Corporativa, Martiori Inteligência Criativa e Integrado UPF.