Grupo Planalto de comunicação

Com aulas de espanhol e catalão, alunos se preparam para representar Passo Fundo em Barcelona

Desde que receberam a notícia de que seriam os representantes oficiais de Passo Fundo em uma viagem de estudos e intercâmbio cultural em Barcelona, na Espanha, o Mateus Felipe Bellini da Luz, a Luane Freitas Ruas, a Sabrina Schmitz dos Santos, a Mei Lyn Chaves Choy e a Esthefani Biasolini Simões, passaram a dividir o seu tempo entre os estudos na escola e as tarefas extra classe na Escola das Profissões, aprendendo espanhol e catalão para se comunicarem com as autoridades e lideranças internacionais que os receberão. A viagem, confirmada para ocorrer entre os dias 05 a 13 de maio, terá o acompanhamento de um familiar responsável e de professores e profissionais da educação da Rede Municipal de Educação.

Nesta semana, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, participou de uma destas aulas, conferindo o andamento dos trabalhos coordenados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e reforçando a importância da tarefa dada aos estudantes. “A Missão Barcelona é resultado de um desafio e de um compromisso assumidos pela nossa Administração, que é o pacto pelo programa de Cidades Educadoras. Quando nos somamos a esta iniciativa internacional estimulamos a promoção do ensino para além das salas de aula. Agora, com esta viagem, os alunos e professores contemplados terão a grande responsabilidade de falar de Passo Fundo em Barcelona, que é o berço das Cidades Educadoras”, comentou Pedro.

O desafio ‘Missão Cidade Educadora’, referido pelo prefeito, foi lançado às escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Educação no início de 2022. O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, explicou que as instituições de ensino foram incentivadas a promover projetos inovadores de ensino-aprendizagem e de gamificação, contribuindo com a melhoria dos indicadores das avaliações diagnósticas de cada escola.

Dividida em duas etapas, a Missão selecionou alunos do sétimo ano com os melhores desempenhos em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Naturais, Matemática e Linguagens. “O resultado foi conhecido em novembro de 2022, quando realizamos o primeiro Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (FECIT). Neste evento, os estudantes que obtiveram os melhores desempenhos na primeira fase da Missão realizaram uma prova. A soma das notas gerou a definição dos alunos vencedores”, disse Teixeira.

Além dos quatro alunos com a maior pontuação nestas áreas do conhecimento, o desafio também premiou a escola e a aluna que tiveram os maiores índices de gamificação. Os cinco alunos viajarão acompanhados por um familiar responsável, por um professor da sua escola e profissionais da Educação ligados ao programa de Cidades Educadoras.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais