A menos de um ano para as eleições, as urnas eletrônicas já começam a ser testadas nesta segunda-feira (1º), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
O intuito é fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de ajudar no constante aprimoramento do processo eleitoral brasileiro.
A oitava edição do Teste Público será realizada de 1º a 5 de dezembro, na sede do TSE, em Brasília, utilizando os sistemas que serão aplicados nas Eleições Gerais de 2026.
Durante toda a semana, as 31 pessoas inscritas no evento vão comparecer ao TSE para executar os 38 planos de avaliação aprovados pela Comissão Reguladora.
O equipamento é considerado um marco global na tecnologia aplicada a processos eleitorais. Justiça Eleitoral, Forças Armadas, Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério das Comunicações estão entre os órgãos envolvidos na elaboração.
Inicialmente chamada de Coletor Eletrônico de Votos, a urna eletrônica começou a ser utilizada em 1996 e desde 2009 passa por testes de segurança antes e durante o ano eleitoral.












