Para ultimar os preparativos da celebração do dia do Educador, a Comissão de Educação da Arquidiocese se reuniu com Dom Rodolfo, nesta terça, 15 de outubro. Neste ano, inspirados no que fez o samaritano da Parábola, contada por Jesus (Lc 10, 30-37), pretende-se dar-se ênfase ao trabalho dos voluntários, como exemplo educativo de solidariedade com os que sofreram nas enchentes. Membros da Comissão fizeram visita às escolas, convidando os professores a participar, trazendo seus símbolos de identificação (camisetas, banners, bandeiras, etc); também visitaram e convidaram Instituições que acudiram as vítimas com inúmeros gestos concretos de solidariedade. Na Celebração, educadores e voluntários adentrarão em procissão pela nave da Catedral e serão acolhidos pela Assembleia em oração, com cantos de agradecimento entoados pelo coral do Creati de Passo Fundo, coral Municipal de Saldanha Marinho e coral do Sesc Maturidade ativa de Carazinho
Nunca será demais enaltecer a relevância social do educador, como alguém que assumiu uma tarefa fundamental, necessária, imprescindível à sociedade na formação das novas gerações. O mundo contemporâneo é marcado por lógicas de isolamento, superficialidade, egoísmo, formalidade e competição. No entanto, temos gestos concretos da solidariedade, que apontam para a riqueza de dimensões fundamentais do ser humano, que garantem sua sobrevivência e dão sentido à vida social. Como comunidade cristã, precisamos reconhecer e valorizar tais ações, pois elas são a expressão do Evangelho de Jesus. Neste mesmo sentido, cabe acolher e valorizar a missão do educador que se assemelha ao do profeta, o de apontar caminhos, de organizar a solidariedade, de indicar o rumo da Esperança. Como Igreja, é necessário promover a valorização dos educadores, para que sejam respeitados, cuidados, e ao mesmo tempo, possam receber todo apoio à missão educativa.
A celebração irá acontecer no próximo dia 20 de outubro, às 18 horas, na Catedral Metropolitana e será presidida pelo Arcebispo Dom Rodolfo Luís Weber. Presbíteros, Diáconos, Educadores, Voluntários, bem como a comunidade arquidiocesana, estão convidados a participar.