Grupo Planalto de comunicação

Comunidade se despede do ex-vereador e comercianteNelson Rosseto

Faleceu o ex-vereador e empresário Nelson Rosseto.  O velório acontece na Sala Ametista do Memorial Vera Cruz, sendo que o sepultamento será realizado no dia 04, quarta-feira, às 11 horas, no Cemitério Vera Cruz.

O comerciante, administrador e vereador por três mandatos, Nelson Rossetto é o personagem desta edição. Ele ainda foi Presidente da Câmara de Vereadores por um biênio (1987-1988) e chegou a assumir a prefeitura de forma interina por algumas oportunidades.

Nelson Rossetto é nascido em Passo Fundo no dia 19 de outubro de 1938 e foi criado junto ao meio dos negócios. Seu pai, Cesário, é considerado um dos grandes impulsionadores do comércio no município. Nelson e seu irmão, Dino, foram criados junto da ferragem de seu pai, onde aprenderam a atuar no ramo. Ainda assim, ele concluiu o Ensino Médio na escola Técnica de Comércio Nossa Senhora da Conceição. Ele também se graduou em Administração de Empresas pela Universidade de Campinas (Unicamp) em 1976.
Nelson concorreu pela primeira vez ao Legislativo em 1972 pela Aliança Renovadora Nacional (Arena) obtendo 619 votos e uma cadeira na Câmara Municipal. Na 7ª Legislatura (1973-1977), foi Presidente da Comissão de Obras Públicas e Nomenclatura de Ruas. Por sua atuação, ele recebeu o Título de Vereador Destaque do Ano, conferido pelo Sindicato dos Repórteres Políticos em 1974.
Na eleição seguinte, realizada em 1976, Nelson concorreu novamente pela mesma sigla e obteve cerca de mil votos, confirmando sua reeleição e referendando seu protagonismo. Na 8ª Legislatura (1977-1983), foi membro atuante em diversas Comissões Técnicas, sendo Presidente da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas, por exemplo. Em 1979, o Jornal Diário da Manhã lhe conferiu o Título de “Destaque Político do Ano”.
Em 1980 foi restituído o pluripartidarismo, de forma que era possível a pessoa escolher por qual legenda gostaria de atuar. Nesse caso, Nelson escolheu o Partido Democrático Social (PDS). Dois anos depois, em novas eleições municipais, ele concorreu à Câmara pela nova legenda, sendo novamente conduzido a uma cadeira no Legislativo. Em seu terceiro mandato, na 9ª Legislatura (1983-1989), ele foi 2º Secretário da Mesa Diretora, além de membro titular da Comissão de Legislação e Redação e Presidente da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas. Em 1987 foi eleito Presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, levando em conta sua ampla experiência e respaldo tanto interno quanto na comunidade.
Ainda em 1987, Nelson recebeu da revista “Hoje” o prêmio “Destaque Político” tanto na Câmara, quanto na Prefeitura. Neste período, ele assumiu por várias vezes, na ausência do titular, a função de Prefeito de Passo Fundo. Também recebeu mais uma vez do Sindicato dos Repórteres Políticos e do programa “Sala de Debates”, da então Rádio Passo Fundo, o título de “Vereador Destaque do Ano de 1987”. Foi o mandato em que teve maior protagonismo, considerando sua atuação também como prefeito interino.
Nas eleições de 1988, Nelson concorreu mais uma vez, porém desta vez não teve o mesmo sucesso, ficando fora da Câmara por pouca diferença de votos. Depois dessa ocasião, Nelson Rossetto não se candidatou mais ao Parlamento Municipal, e continuou se dedicando a seus negócios e sua profissão sem se desligar da vida pública.
Facebook
Twitter
WhatsApp