Grupo Planalto de comunicação

Conclave será aberto em 7 de maio para escolher o sucessor do Papa Francisco O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 28

Foto: Vatican News (arquivo)

A data para o início do Conclave, que irá escolher o sucessor do Papa Francisco, recentemente falecido, está definida: será em 7 de maio, conforme anunciado nesta segunda-feira, 28 de abril.

O cronograma para o início do Conclave é estabelecido pelas normas da constituição apostólica de João Paulo II, Universi Dominici Gregis, atualizada por Bento XVI com o Motu Proprio de 11 de junho de 2007 e com a mais recente de 22 de fevereiro de 2013. De acordo com a Constituição, o Conclave – do latim cum clave, que significa fechado à chave – começa entre o 15º e o 20º dia após a morte do Papa, depois dos Novendiali, os 9 dias de celebrações em sufrágio do Pontífice falecido. Mais detalhadamente, a partir do momento em que a Sé Apostólica é legitimamente vacante, os cardeais eleitores presentes devem esperar 15 dias completos pelos ausentes, até um máximo de 20 dias, se houver motivos sérios. O Motu Proprio Normas nonnullas, além disso, dá ao Colégio de Cardeais a faculdade de antecipar o início do Conclave se todos os eleitores estiverem presentes.

Cardeais das partes mais distantes do mundo ainda são esperados em Roma nestes dias. Na Cidade Eterna, eles serão hospedados na Casa Santa Marta, a Domus do Vaticano onde Francisco decidiu morar, renunciando ao apartamento papal.

Os cardeais também decidiram pelo fechamento para o público da Capela Sistina, que receberá o conclave, para iniciar os preparativos da votação.

O conclave começará após o final da Novendiales, período de luto de nove dias por conta da morte do Papa Francisco, que teve início no sábado após seu sepultamento no sábado, 26 de abril.

Facebook
Twitter
WhatsApp