Grupo Planalto de comunicação

Condutores não estão pagando para estacionar na área azul

Nos últimos dias a equipe de reportagem da Rádio Planalto tem verificado a situação do estacionamento rotativo (área azul) de Passo Fundo. Nos mais variados horários e locais em que se aplica o sistema, constatou-se que as pessoas não estão emitindo seus ticktes de estacionamento nos parquímetros, estacionando gratuitamente e sem controle de tempo.

Os fiscais da área azul são responsáveis por fazer o controle dos veículos estacionados e se estes estão de acordo com a norma do sistema rotativo de estacionamento, porém, não possuem poder de polícia para multar os condutores irregulares. Cabe à Guarda Municipal  realizar a abordagem e se necessário a aplicação de multa aos infratores.

Segundo o aposentado Manoel Cadore, essa realidade já é rotineira principalmente ao redor da praça Marechal Floriano. “Aqui na praça as pessoas acham que só porque é oblíquo não precisa pagar. Tem muita gente que acha que é assim que funciona e dai não emite o ticket ali no parquímetro. O pior é que tem alguns aparelhos que as vezes não funcionam direito, e quando as pessoas colocam a moeda não sai o bilhete, e isso faz com que elas pensem que o estacionamento rotativo não está funcionando”, relata.

O estacionamento da área azul funciona de segunda à sexta das 8h às 18h, e sábado das 8h às 14h. É aplicado em todas as regiões onde há a placa de indicação do estacionamento rotativo, e o pagamento é obrigatório. Para os condutores que não colocarem o ticket do estacionamento em seus veículos, será emitido pelos fiscais um termo de regularização, o qual tem uma taxa de R$ 20,00 e deve ser pago em uma agência lotérica e encaminhado ao Núcleo dos Agentes de Trânsito. Se esse termo não for pago, ou não for encaminhado corretamente ao núcleo dos agentes, o condutor será multado sob infração leve, com 3 pontos na carteira de habilitação e o valor de R$ 53,00.

Para o Chefe do Núcleo dos Agentes de Trânsito, Ruberson Stieven, é necessário um auxílio da população para o bom funcionamento do estacionamento rotativo. “Nós colocamos mais fiscais na rua para controlar o bom funcionamento do sistema da área azul, mas é preciso que a comunidade coopere para que o estacionamento rotativo funcione corretamente. Esse sistema foi aplicado justamente para atender as demandas da comunidade e facilitar a vida de todos que precisam do centro da cidade”, destaca Stieven.

Facebook
Twitter
WhatsApp