A 14ª rodada das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026 ficará marcada pela goleada no clássico entre Argentina e Brasil. Jamais, em outro momento, os brasileiros haviam sofrido derrota por 4×1 na competição. E o resultado encaminhou os Hermanos para o Mundial.
Líder com 31 pontos, o Argentina matematicamente está classificada. Ou seja, o técnico Lionel Scaloni poderá utilizar as quatro rodadas seguintes para ajustar a atual campeã mundial ou mesmo fazer testes.
Na sequência aparecem o constante Equador somando 23 pontos e o Uruguai com 21. As duas seleções chegam de empates por 0x0 fora de casa (diante de Chile e Bolívia, respectivamente). Ambas ainda não têm vaga garantida ao Mundial.
O Brasil fechou a rodada em 4º lugar, com 21 pontos. Perdeu uma posição para o Uruguai no critério de saldo de gols (embora tenha mais vitórias). Além do 4×1 contra, a CBF terá que decidir se mantém o criticado técnico Dorival Júnior ou mantém o profissional no cargo. Há uma distância de 6 pontos para a repescagem e 7 para a eliminação, neste momento, com 12 em disputa.
Também na casa dos 21 pontos, o Paraguai é o 5º colocado e empatou na rodada com a Colômbia, 6ª com 20 pontos, pelo placar de 2×2.
A vaga de repescagem, neste momento, pertence à Venezuela, que tem 15 pontos e bateu o Peru por 1×0.
Estão fora da Copa do Mundo, neste momento, Bolívia (14 pontos), Peru (10 pontos) e Chile (10 pontos.
As próximas rodadas das Eliminatórias ocorrem dias 03 e 08 de junho. O Brasil terá pela frente Equador fora e Paraguai em casa.