Grupo Planalto de comunicação

Confirmada a presença de Moçambique no Festival Internacional de Folclore

O 12º festival internacional de folclore de Passo Fundo, acontecerá de 15 a 23 de agosto de 2014. Vários grupos já confirmaram presença nesta edição, a mais recente é o grupo de moçambique.

Associação Grupo Cultural Wuchene (wuchene significa nascente em língua ronga) é uma organização não-governamental de âmbito cultural. Fundada a 1 de junho de 2000. O grupo tem como objetivos: conservar o patrimônio cultural do país, no domínio da pesquisa, preservação e divulgação das danças, ritmos e diferentes instrumentos tradicionais; defesa e representação dos interesses dos jovens na promoção e divulgação de meios de prevenção contra os males que enfermam a sociedade.

Esta é mais uma representação da áfrica, no festival de folclore de um país que fala português.

Mais informações sobre o Grupo Cultural Wuchene

O Grupo WUCHENE, tem como objetivos: Conservar o patrimônio cultural do país, no domínio da pesquisa, preservação e divulgação das danças, ritmos e diferentes instrumentos tradicionais; Defesa e representação dos interesses dos jovens na promoção e divulgação de meios de prevenção contra os males que enfermam a sociedade; Contribuição na promoção e difusão de técnicas de combate e prevenção ao HIV/ Sida, drogas entre outras malícias que ameaçam a tranquilidade da comunidade; Promoção de atividades culturais e recreativas como fazendo parte das várias formas de incentivar os jovens a praticar a dança, música, teatro e outras expressões artísticas que fazem parte do rico mosaico cultural moçambicano.

Wuchene tem um rico repertório com cerca de 30 danças tradicionais que representam o país todo do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico. Esta associação é composta por 34 artistas dentre os quais, corpo diretivo, músicos e bailarinos. Porém virá a Passo Fundo, com um pequeno grupo, tendo em vista os custos da viagem que são de sua responsabilidade e não conseguiram recursos para pagar bilhetes aéreos para todo o grupo.

Já teve inúmeras participações internacionais, dentre elas destacamos, 2013-Harrang Dance camp- Suecia; 2012 – VII festival nacional de cultura, Nampula; Workshop com músico e compositor Leon Mobley no âmbito da MIMA Tour África (Maputo); 2011.- 10º jogo Africanos Maputo, cerimónias de abertura e encerramento;Festival da Lusofonia em Macau (China); Apresentação em Mbuzine pela passagem dos 25 anos da morte do presidente de Moçambique, Samora Moisés Machel; participação no projecto Maputo Afro-Swing Wuchene (Moçambique) e Liza Jossefson (Suécia); Workshop sobre Zulu-dance com bailarino Sul-Africano- Fred. 2010 – VI festival nacional de cultura- Chimoio; Espectáculo de celebração do dia de Moçambique na Expo-Shangay (China); Espectáculo na II mostra de cultura, arte e turismo na província Chinesa de Ningxia; Espectáculo na CCTV Televisão nacional da China, na cidade de Beijing; participação na plataforma de criatividade, saúde e intercâmbio cultural com a bailarina Mandira Paul (Suécia); 2009 – espectáculo no centro de conferência Joaquim Chissana no âmbito da realização da II conferência sobre cultura; Expectáculo no festival paralelo Kinani- Maputo; Vencedor do festival Municipal de Batuque, distinguido como melhor do ano. 2008 – V festival nacional de Cultura na cidade de Xai-Xai;

Facebook
Twitter
WhatsApp