Grupo Planalto de comunicação

Confronto indígena resulta em um morto em Cacique Doble

Na manhã de ontem (13/03), a Brigada Militar de Sananduva recebeu informações que indígenas do acampamento Passo Grande do Forquilha de Cacique Doble haviam entrado em confronto armado no interior da reserva. Logo após, a BM recebeu ligações do Hospital de Sananduva aonde foi repassado que indígenas haviam dado entrada no Hospital com ferimentos de Arma de fogo. Diante dessas informações, a BM deslocou até o Hospital aonde constatou a entrada dos seguintes indígenas: Leonir Franco, Tailiane Franco (14 anos), Tiago Franco (11 anos), Valdecir Franco, Oscias da Silva, Roberto Solis, Clio Albino e Jacir Felix, ambos alvejados por disparo de arma de fogo. 
Diante desse fato, foi centralizado o efetivo de Sananduva, Ibiaça, Lagoa Vermelha, São João da Urtiga, Santo Expedito do Sul e Cacique Doble, e deslocado até o acampamento, aonde ao chegar no local foi constatado que havia um indígena morto por disparos de arma de fogo. O referido indígena, foi identificado como sendo Jonas da Silva, o qual portava uma espingarda calibre 12 e diversas munições, sendo essa arma apreendida pela BM. No acampamento estava um veículo Vw/Santana, o qual foi incendiado pelos indígenas da reserva por ser de propriedade do grupo invasor. 
Conforme informações apanhadas no acampamento, o fato ocorreu no momento em que um grupo de Indígenas composto por 08 pessoas, chegaram no local, por volta das 06:00h, e começaram a efetuar disparos em direção a residência do Indígena Leonir Franco, filho do Cacique Ireni Franco, que encontra-se preso, sendo que nesse momento os demais indígenas da reserva começaram a revidar aos disparos, ocasionando a morte de um dos indígenas invasores (Jonas da Silva). Durante esse confronto, 08 indígenas da reserva foram alvejados. Em ato continuo, o grupo de indígenas invasores fugiram do local em um veículo Ford/Fiesta, seguindo rumo ignorado. Compareceu no local do conflito, além da Brigada Militar, duas equipes da Polícia Federal, duas equipes da Policia Civil e uma equipe do IGP. 
O conflito foi motivado por diversos fatores, entre eles esta a disputa pelo poder no acampamento, aonde um grupo estaria buscando destituir o atual Cacique. Também um dos motivos, seria o homicídio de indígenas que ocorreu na reserva de Ventarra Alta de Erebango.
Os indígenas que foram alvejados foram reconduzidos ao Hospital de Passo Fundo visto a gravidade, sendo que outros permanecem em observação no Hospital de Sananduva.

Fonte e foto: Rádio Comunitária Apuaê

Facebook
Twitter
WhatsApp