De forma online, às 20h, aconteceu uma reunião de graduandos e professores dos cursos de Teologia do estado do Rio Grande do Sul para conversar sobre a história da teologia e dos Congressos dos cursos de Teologia do estado. Foi na data de 13 de agosto.
Frei José Bernardi, OFMCap, professor na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), e Frei Luiz Carlos Susin, OFMCap, professor na ESTEF e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), foram os que conduziram a reflexão sobre o assunto de maneira agradável e leve, mas também destacando pontos muito importantes sobre a história da nossa teologia.
Frei Susin comenta que, com o passar do tempo, vê-se cada vez a mais a necessidade de recordar o que passou e de fazer essa reflexão histórica. E assim se conduziu a reunião de mais ou menos uma hora e vinte minutos, na qual participaram mais de 80 pessoas, entre professores e graduandos.
Entre os diversos pontos destacados, Frei Bernardi e Frei Susin comentaram sobre a teologia no Estado do Rio Grande do Sul como uma teologia que andou sempre no espírito do Concílio Vaticano II e em proximidade com a prática pastoral. Depois que ocorreu a descentralização dos cursos de teologia, levando para algumas dioceses, em torno dos anos 80, por iniciativa dos próprios graduandos, em sua maioria, seminaristas, é que começou a ocorrer um diálogo maior entre os cursos e, posteriormente, os Congressos Estaduais de Teologia.
Frei Bernardi também ressaltou um ponto importante que foi o fato de que no Rio Grande do Sul a participação das mulheres no fazer teológico foi bem significativo, em comparação com outros lugares.
Esse encontro foi o primeiro de dois encontros que ocorrem de maneira online em vista de preparar para o Congresso dos cursos de Teologia do estado do Rio Grande do Sul deste ano de 2024, que ocorrerá entre os dias 21 a 24 de outubro na cidade de Santa Maria. O Congresso vai tratar sobre o Concílio Vaticano II, tendo como tema “Luzes à teologia e à pastoral a partir das constituições do Vaticano II” e lema “Sociedade, Revelação, Igreja, Liturgia: interpretar profeticamente o presente e vislumbrar novos itinerários para o futuro”. Esse Congresso é uma retomada dos Congressos, que por certo período, deixaram de acontecer.
O próximo encontro preparatório acontecerá no dia 11 de setembro, quarta-feira, também às 20h, com a temática “Provocações vindas da realidade eclesial/cultural/social do Rio Grande do Sul ao tema do congresso”. O Congresso é organizado pelos graduandos e professores de Teologia, mas a participação no mesmo não se limita aos acadêmicos. Toda comunidade eclesial e todos aqueles que quiserem poderão participar realizando sua inscrição.
FONTE: ITEPA