Grupo Planalto de comunicação

Conhecimento científico e inovação: o que Barcelona pode ensinar a Passo Fundo

Cumprindo um roteiro de agendas e eventos institucionais em Barcelona, na Espanha, cinco alunos da Rede Municipal de Educação de Passo Fundo vão retornar à cidade, no sábado (13), com malas cheias de experiências e novidades para compartilhar com os cerca de 18 mil alunos das mais de 70 instituições de ensino da Prefeitura e com as demais estruturas no território do município.
O secretário Municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, disse que um dos objetivos do Desafio Missão Cidade Educadora, que culminou com a ida dos estudantes para Barcelona, é ampliar o acesso e o alcance dos programas educacionais para além dos muros escolares e das salas de aula. “O que observamos em Barcelona, como berço do programa internacional de Cidades Educadoras, é que a integração entre os espaços públicos e as pessoas acontece como instrumento de educação e cidadania. Trazer algumas destas iniciativas para nosso município reforça o compromisso de transformar o espaço da cidade como um espaço de promoção da educação “, disse Adriano.
Desde a segunda-feira (08), Mateus Felipe Bellini da Luz, Luane Freitas, Sabrina Schmitz dos Santos, Mei Lyn Chaves Choy e Esthefani Biasoli Simões estão visitando museus, escolas, centros de educação e formação, laboratórios de tecnologia e ciências e espaços públicos que se tornaram referência pelos seus vínculos com o desenvolvimento de iniciativas que consolidaram Barcelona como a principal Cidade Educadora entre as mais de 500 que são signatárias da carta que funda o programa. “Todos esses encontros e as nossas participações tem sido importantes, porque nós aprendemos sobre Barcelona e sua história e estamos trazendo o que Passo Fundo promove em seus ambientes de educação “, comentou a Sabrina.
Logo no primeiro dia da Missão, os estudantes e professores que os acompanham na viagem foram recebidos pela Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), apresentando cinco programas e iniciativas de Passo Fundo no âmbito de Cidades Educadoras. “Foi muito interessante, porque esta foi a primeira vez que a AICE recebeu alunos de uma cidade para uma atividade como esta. Nossos alunos, que foram nomeados Embaixadores pelo prefeito Pedro Almeida, tiveram uma oportunidade de elaborar e transmitir conhecimento sobre o que fazemos”, destacou o secretário Municipal de Educação.
Já na quarta-feira (10), eles conheceram o CosmoCaixa, um museu dedicado à tecnologia e à inovação. “O que me chamou mais atenção foi que um dos andares do museu é muito semelhante ao nosso Eixo 1 da Escola das Profissões, que incentiva e desenvolve o pensamento científico através da tecnologia e dos laboratórios makers”, disse Mateus, que também aproveitou a visita para observar como a ciência se conecta com o dia a dia. “Mesmo quando a gente não percebe, tem ciência por todos os lugares “.
Nesta quinta-feira (11), além do Museu Nacional de Arte da Catalunya, a comitiva também esteve em dois espaços modelo que trabalham com as mudanças climáticas e com a inovação enquanto fomento ao empreendedorismo. Na Escola Bogatell, os alunos puderam conhecer como a instituição atua na proteção ambiental, buscando envolver a comunidade na manutenção do espaço escolar. Além disso, a Escola, que atende mais de 400 alunos, possui um projeto semelhante ao Ki_da_hort@, em implementação nas escolas municipais em Passo Fundo. “Esse conceito de escola aberta e inserida na vida da comunidade faz deste ambiente um espaço coletivo e de cuidado”, observou a professora da EMEF Etelvina Rocha Duro, Nádia Pires.
Em seguida, no 22@, um distrito planejado para fomentar a inovação empreendedora em Barcelona e promover a Economia do Conhecimento, um dos idealizadores do projeto que promoveu estas transformações, Josep Piquè, recepcionou os embaixadores e destacou a relevância dos investimentos em educação para a formação de pessoas comprometidas com as mudanças que o mundo exige. “Passo Fundo está demonstrando uma preocupação fundamental, que é a de acreditar na inovação e fazer este processo acontecer também por meio da educação básica”, afirmou ele.
A viagem para Barcelona é resultado de um processo educacional fomentado pela Prefeitura de Passo Fundo a partir de ações que contemplam o programa de Cidades Educadoras. Os cinco alunos de escolas municipais viajaram acompanhados de um familiar responsável e por um professor. Participaram da comitiva as escolas de ensino fundamental Etelvina Rocha Duro, Senador Pasqualini, Professora Helena Salton, Daniel Dipp e Padre José de Anchieta. O retorno para Passo Fundo ocorre neste sábado (13).

Créditos: PMPF

[foto=107886]
[foto=107884]

Facebook
Twitter
WhatsApp