Grupo Planalto de comunicação

Conselheiro do MTG admite existência de "erros grosseiros" em avaliação do Enart

O Presidente da Comissão de Ética do Enart 2014 e conselheiro do MTG admitiu nessa quarta-feira, em entrevista ao comunicador Dilerman Zanchet, da Rádio Planalto FM (105.9), que houve “erros grosseiros” na avaliação das danças tradicionais do festival. A declaração foi feita após comentários de Zanchet, ontem, sobre o vídeo que circulou nas redes sociais, logo após o encerramento do evento, apontando as supostas falhas. “Falharam, erraram, não foram capazes, naquele momento, de avaliar aquele erro grotesco. Não foi um errinho, foi um erro muito grave”, disse Alessandro Gradachi, lembrando que os avaliadores são “seres humanos”.

Os erros aos quais o conselheiro se refere ocorreram durante a apresentação do CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, campeão do festival. Ao blog Giovani Grizzotti – Repórter Farroupilha, Gradaschi disse ainda que todos os avaliadores são pessoas altamente capacitadas e sérias. “Porém, infelizmente, não foram felizes na avaliação de final, mas isso não retira o mérito do seu trabalho. Todos nós somos passíveis de erros e equívocos. O MTG, segundo ele, está “trabalhando muito” para que fatos como esse não ocorram mais. Parabéns ao conselheiro pela transparência. São pessoas assim que o MTG precisa.


A nota do conselheiro do MTG consta dos seguintes termos:
“Caríssimo Grizotti. Agradeço a tua preocupação com as questões que envolvem o tradicionalismo e no particular o ocorrido na final do ENART 2014. O Dilerman Zanchet da rádio Planalto, aqui de Passo Fundo, por várias oportunidades questionou uma posição em relação a avaliação na final do eveto. Eu com o Conselheiro não posso me furtar de esclarecer e dar a minha opinião. Porém, gostaria, na medida do possível, que fosse divulgado por você, se não a totalidade da entrevista, as colocações em relação aos colegas avaliadores e o trabalho sério que a diretoria do MTG está tendo com essa questão. TODOS os avaliadores são pessoas altamente capacitadas e sérias no seu trabalho de avaliação, pessoas idôneas e que doam seu tempo e conhecimento para a causa tradicionalista, porém infelizmente não foram felizes na avaliação da final, mas isso não retira o mérito do seu trabalho. Todos nós somos passíveis de erros e equívocos. O MTG através da Vice-Presidência Artística está trabalhando muito para que fatos como esse não ocorram mais. Estou a disposição. (Alessandro Gradaschi)”.

Na época em que começou a circular um vídeo que apontava os erros, o MTG havia publicado um texto, assinado pela diretoria, dizendo que eram “informações falsas, mentirosas e de má fé”.  Confira a nota divulgada no período:
“Comunicado: A diretoria do MTG vem, através deste, informar que estão circulando pelas redes sociais informações falsas sobre suposto equívoco no resultado do ENART, são informações mentirosas e de má fé.
A fonte desta nota já está sendo apurada, e reforçamos que os resultados são os divulgados oficialmente pelo MTG.
Chamamos a atenção de todos que as notas ou informações envolvendo eventos do Movimento Tradicionalista Gaúcho somente serão comunicadas pelos veículos oficiais da entidade.
Atenciosamente.
Diretoria do MTG.”

Com informações do site G1 / Blog Repórter Farroupilha Giovani Grizotti.

Facebook
Twitter
WhatsApp