Grupo Planalto de comunicação

Consumismo, classe média e abismo

Multidões consumindo e, estimuladas a consumir, algumas pessoas são inclusive convocadas a adquirir o supérfluo. A sociedade é instigada pelo próprio governo a consumir, como se isso promovesse real crescimento do País. Compramos com juros mais altos do mundo e temos os serviços (saúde, comunicação, transporte e outros) entre os piores do mundo. 

A sociedade é bombardeada todos os dias com ofertas, promoções e na maioria das vezes falta orientação, informação. Além disso, a inadimplência cresce de maneira preocupante, levando famílias que compraram carros e casas a não ter como pagar, prestações que se estendem por anos. Somos frutos da cultura que estamos vivendo- o consumismo e, isto pode levar a nova formação da classe média ao abismo. 

Contudo, não é o incentivo midiático e, tão pouco a convocação das autoridades para que as pessoas consumam é que vai melhorar o País. Penso que seria necessário investimento em educação, principalmente a financeira. Tudo é construção: a vida pessoal, a profissão, os ganhos, as relações, a família a velhice. O enquadramento cultural que a sociedade contemporânea apresenta pode acabar em sérios problemas, se as pessoas não controlarem seus gastos e aquisições.

Facebook
Twitter
WhatsApp