Aconteceu na noite da última sexta-feira (13) uma importante reunião da equipe envolvida na coordenação e organização da 153ª Romaria de São Miguel. Trata-se da mais antiga romaria do interior do Rio Grande do Sul e que terá a edição de 2024 em 29 de setembro.
Foram tratados no encontro, a cargo da Paróquia São Vicente de Paulo, que tem à frente o padre Claudir Pressi, pároco, sobre ações de preparação da capela história de São Miguel, bem como questões de segurança. No fim de semana já ocorreu um trabalho especial de limpeza do local, que reunirá milhares de devotos. Reforça-se de que não haverá a venda de bebida alcoólica na data da Romaria, por se tratar de um espaço religioso, além da orientação de que não se envolva a divulgação de candidaturas políticas na oportunidade.
Acontece no momento uma preparação especial, durante 40 dias, de 20 de agosto a 28 de setembro, com produção de vídeos com os devotos nas residências dos devotos e em instituições de longa permanência. O tríduo preparatório ocorrerá de 25 a 27 de setembro. Nas duas primeiras noites, os devotos serão reunidos na capela de São Miguel, localizada na saída para Carazinho; e na terceira noite na sede da Paróquia São Vicente de Paulo, por ser o dia do padroeiro – neste ano a Paróquia comemora 50 anos de história. Além da parte religiosa, os festejos e detalhes referentes à alimentação estão definidos, como destaca o padre Claudir Pressi, o pároco da comunidade.
No dia 29 de setembro, a procissão sairá do Bairro Boqueirão, com destino à capela histórica, localizada na saída para Carazinho. Na chegada será celebrada a missa campal, contando com a presença do Grupo Alforria de São Miguel. Ao meio-dia será servido almoço no local e no início da tarde será dada a bênção aos devotos.
CONFIRA MAIS DETALHES DA PREPARAÇÃO COM O PADRE CLAUDIR PRESSI