Grupo Planalto de comunicação

Corpo de Preta Gil chega ao Brasil e velório será aberto ao público no Rio de Janeiro Cantora será velada nesta sexta (25) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; cremação será reservada à família e amigos próximos

O corpo da cantora Preta Gil chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (24), após ser trazido dos Estados Unidos, onde ela faleceu no último domingo (20), aos 50 anos. A artista, que travava uma luta contra o câncer desde 2023, será velada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em cerimônia aberta ao público marcada para esta sexta-feira (25), das 9h às 13h.

O voo que trouxe o corpo da cantora de Nova York pousou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, por volta das 5h da manhã. Familiares acompanharam o traslado. De São Paulo, o corpo seguirá para o Rio de Janeiro, onde acontecerão o velório e, posteriormente, a cremação.

Segundo informações da assessoria de imprensa de Gilberto Gil, pai de Preta, a cantora expressou o desejo de ser cremada. A cerimônia de cremação será restrita à família e amigos próximos e ocorrerá na capela ecumênica 1 do Crematório e Cemitério da Penitência, também na sexta-feira, a partir das 14h.

Luta contra o câncer

Preta Gil foi diagnosticada com câncer no intestino em janeiro de 2023. Após passar por sessões de quimioterapia e uma cirurgia, comemorou o fim da primeira etapa do tratamento no final daquele ano. No entanto, em agosto de 2024, novos exames detectaram o retorno da doença, com tumores em linfonodos, no ureter e metástase no peritônio.

A partir de então, a cantora iniciou um novo ciclo de tratamentos e, por recomendação médica, viajou aos Estados Unidos em busca de alternativas terapêuticas. No início de 2025, ela anunciou que passaria a utilizar uma bolsa de colostomia permanente.

Durante todo o processo, Preta compartilhou com o público os desafios do tratamento e recebeu amplo apoio de fãs, amigos e familiares — especialmente de seu pai, Gilberto Gil.

Filha de um dos maiores ícones da música brasileira, Preta Gil construiu uma trajetória marcada pela irreverência, pelo ativismo e por sua presença forte no cenário cultural. Sua despedida, aberta ao público, será uma oportunidade para que fãs e amigos prestem as últimas homenagens.

Facebook
Twitter
WhatsApp