O corpo do vereador Gerson Adriano da Silva, conhecido como Gersinho (PSDB), foi encontrado após uma semana de desaparecimento. A confirmação foi feita pela família. O político, eleito nas últimas eleições em Estrela, na Região dos Vales do Rio Grande do Sul, estava desaparecido desde o dia 18 de janeiro. Ele foi localizado em uma cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, mas as autoridades mantêm sigilo sobre o local e as circunstâncias para não prejudicar as investigações.
De acordo com a delegada Shana Luft Hartz, no dia em que desapareceu, Gersinho estava a caminho de Imbé, no Litoral Norte do estado, para realizar um serviço a um familiar. Entretanto, o parente informou que ele nunca chegou ao destino, o que levou a família a registrar o desaparecimento na polícia.
As investigações apontaram uma movimentação financeira suspeita: uma transferência via PIX no valor de R$ 1,6 mil foi realizada na noite em que o vereador sumiu. Dias depois, na segunda-feira (23), o carro de Gersinho foi encontrado incendiado em Viamão, também na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Com base nesses fatos, a delegada afirma que uma das principais linhas de investigação é a hipótese de extorsão mediante sequestro. Contudo, até o momento, não foram divulgados suspeitos ou detalhes sobre a motivação do crime.
Luto e homenagens
A Câmara de Vereadores de Estrela divulgou uma nota lamentando profundamente a morte de Gersinho. Confira:
“A Câmara Municipal de Vereadores de Estrela, através de seus membros constituídos vêm à público externar o pesar pelo falecimento do Vereador Gerson Adriano da Silva. A comunidade de Estrela perde um representante constituído pelo regramento eleitoral através do voto popular. O Poder Legislativo perde um parlamentar atuante e dedicado. Os vereadores e servidores da Casa perdem um colega e amigo. Os familiares perdem um Pai, Irmão, Tio.
Gerson tinha 52 anos, e estava em sua quarta passagem pelo legislativo de Estrela, tendo assumido um assento na Câmara de janeiro de 2013 até abril de 2016. Depois retornou em agosto de 2018. No mandato seguinte assumiu vaga em novembro de 2023 e mais recentemente foi empossado em 06 de janeiro de 2025.
Gerson foi um de tantos estrelenses que perdeu praticamente tudo nas cheias de setembro/2023 e maio/2024, mas sempre permaneceu firme, resiliente e esperançoso na vida, em Estrela e em nossa comunidade.
O Velório será realizado no segundo andar do prédio da Câmara de Vereadores de Estrela. Os horários serão divulgados tão logo finalizados os trâmites de translado“.
O caso segue em investigação pela Polícia Civil, que busca esclarecer todos os detalhes do crime.