A Corsan segue atuando em regime especial para minimizar os impactos provocados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias. As equipes permanecem mobilizadas para recuperar sistemas afetados pela elevação dos níveis dos rios, alta turbidez da água nos mananciais e interrupções no fornecimento de energia elétrica. A maior parte dos sistemas já está em recuperação ou restabelecido, e a Companhia continua monitorando os municípios que ainda registram ocorrências.
*Passo Fundo*
Em Passo Fundo, equipes da Corsan trabalham na desobstrução da captação de água bruta na Barragem da Fazenda, responsável pelo abastecimento das Estações de Tratamento de Água I e II. As fortes chuvas arrastaram pedras, lama e matéria orgânica, obstruindo parcialmente a estrutura.
Em razão dos serviços, moradores de parte dos bairros Petrópolis, São José, Leonardo Ilha e São Luiz Gonzaga poderão ter oscilações no abastecimento ou baixa pressão na rede. A recuperação do sistema ocorrerá gradativamente durante a noite desta quarta-feira.
*Municípios afetados por interrupções no fornecimento de energia elétrica*
As interrupções no fornecimento de energia elétrica seguem impactando a operação de alguns sistemas de abastecimento de água. Em Planalto, a falta de energia interrompeu a captação de água para tratamento no Rio do Mel, que também atende o município de Alpestre. A Corsan instalou um gerador para retomar a operação, e a recuperação do abastecimento ocorrerá gradativamente. O fornecimento de energia pela concessionária é esperado para o período da noite.
Em Ilópolis, os sistemas seguem aguardando o restabelecimento da energia elétrica para recuperação plena da operação.
Em Guaporé, uma falha na rede elétrica afeta o sistema de bombeamento que abastece os bairros São José e Conceição. O fornecimento de água será normalizado gradativamente após a conclusão dos serviços pela concessionária de energia.
Nos demais municípios afetados, o abastecimento está em recuperação após o retorno da eletricidade. É o caso de Alvorada, Arroio do Tigre, Barão do Triunfo, Bento Gonçalves, Campinas do Sul, Constantina, Fontoura Xavier, Gravataí, Nova Bassano, Nova Prata, Santo Cristo, Soledade, Veranópolis e Viamão.
Além dos municípios com impacto no abastecimento de água, outras estruturas operacionais da Corsan registram interrupções no fornecimento de energia elétrica em Gravataí, Imbé, Flores da Cunha, Ipê, São José do Herval, Pinto Bandeira, Tuparendi, Tramandaí e Pinheiro Machado. As ocorrências são monitoradas pelas equipes da Companhia e, neste momento, não comprometem a distribuição de água à população.
*Plano de contingência*
Desde o início dos alertas meteorológicos, a Corsan trabalha em regime especial, seguindo o Plano de Ação e Contingência para Eventos Climáticos Severos, desenvolvido e aperfeiçoado a partir das experiências adquiridas especialmente nas enchentes de 2024. A estratégia combina monitoramento permanente das condições meteorológicas, acompanhamento em tempo real dos sistemas pelo Centro de Operações Integradas (COI), em Porto Alegre, e mobilização antecipada de equipes e equipamentos, como geradores de energia, bombas, caminhões-pipa e materiais essenciais, posicionados estrategicamente nas regiões com maior risco de impacto.
O plano também prevê atuação integrada com os órgãos responsáveis pelos alertas climáticos e pela resposta às emergências, para reduzir os impactos sobre os sistemas de abastecimento e acelerar a recuperação dos serviços sempre que as condições climáticas afetarem a operação.
Para mais informações, os clientes podem utilizar os canais de relacionamento da Corsan: aplicativo Corsan, Agência Virtual, WhatsApp e ligações gratuitas pelo telefone 0800 646 6444 ou videochamadas disponíveis pelo site e WhatsApp.











