O programa de Olho no Óleo, desenvolvido pela Corsan para ensinar a transformar óleo de cozinha usado em barras de sabão ou detergente líquido, foi apresentado, nesta sexta-feira, 19, aos moradores do Condomínio Hélio Toldo, no bairro Cruzeiro, em Passo Fundo. No local, vivem 200 famílias. Essa iniciativa faz parte das ações de responsabilidade da Companhia com o desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente.
Além de proporcionar economia doméstica, fazer o sabão em casa com a reutilização do óleo evita o descarte inadequado, o entupimento da rede de esgoto e a poluição ambiental. A Corsan instalou recipiente do tipo bombona no local, para que os moradores depositem o óleo de cozinha usado, armazenado em garrafas pet. Esse ponto de coleta ficará na área de recolhimento de lixo, com cartazes informativos sobre o programa. No final de agosto, será realizada uma oficina em que os moradores vão aprender a fabricação do sabão e detergente líquido.
“Ficamos muito felizes por integrar este projeto. Já estamos avisando os moradores de cada apartamento, para que façam o descarte adequado”, disse a conselheira do condomínio, Luciana Aparecida Baccin.
Outros empreendimentos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), da Caixa, receberão o projeto em Passo Fundo. O projeto já passou também pelos bairros Vera Cruz e Dona Júlia. Condomínios que tiverem interesse nas oficinas podem entrar em contato com a Corsan pelo e-mail gisiane.lazzaretti@corsan.com.br.