Grupo Planalto de comunicação

Corsan instala rede para coleta e tratamento de esgoto do Presídio de Passo Fundo A nova rede deverá ser interligada à casa prisional até o fim de dezembro

Foto: Corsan (divulgação)

A Corsan está investindo R$ 1 milhão na ampliação de rede de esgotamento sanitário no Bairro São Luiz Gonzaga, em Passo Fundo, para atender à antiga reivindicação de coleta e tratamento do esgoto do Presídio Regional.

A casa de detenção abriga mais de 600 apenados e utiliza fossas sépticas para o esgoto. A nova rede deverá ser interligada ao presídio até o fim de dezembro.

Neste sábado, 30, será finalizada a implantação dos tubos e concluído o recapeamento de asfalto no trecho aberto para a nova canalização. A rede interliga os fundos do presídio, na Rua Andrianópolis, até a tubulação da Rua Araújo Lima, que já é ligada à Estação de Tratamento de Esgoto Araucária, próxima à BR-285.

O projeto abrange mais de um quilômetro de rede e uma estação elevatória, para bombear o esgoto de uma parte baixa para outra mais elevada e transportar para a estação de tratamento. Aproximadamente 150 famílias que vivem naquela região poderão também interligar os imóveis à nova rede. Isso poderá ser feito depois que a Corsan emitir a notificação por escrito informando sobre os procedimentos e os prazos.

Todos os projetos da Companhia – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.

Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até aquele ano.

Facebook
Twitter
WhatsApp