Grupo Planalto de comunicação

Corsan lança programa que fortalece parcerias locais e acelera conexão de 2 milhões de imóveis à rede de saneamento

Foto: Corsan

A Corsan lançou nesta quinta-feira, 4, em Passo Fundo, o programa Chega Junto, criado para desenvolver empreendedores gaúchos por meio da formação de um ecossistema de fornecedores regionais. Ao estruturar rede de parceiros, a iniciativa, inédita no setor no país, contribui para fortalecer a economia do Rio Grande do Sul enquanto acelera o ritmo das obras de universalização do serviço de água e esgoto com a construção de 18 mil quilômetros de novas redes de esgoto e a conexão de mais de 2 milhões de imóveis nos 317 municípios atendidos pela Companhia em todo o Estado.

Sob a gestão do Grupo Aegea, a Corsan conduz seu maior plano de investimentos da história – R$ 15 bilhões até 2033 – para cumprir as metas do Marco Legal do Saneamento, ampliar a segurança hídrica frente a um cenário de extremos climáticos e dar um passo importante na ampliação da qualidade de vida de 6 milhões de gaúchos. Para viabilizar esses avanços, o Chega Junto nasce como um novo modelo de relacionamento com o mercado, que permite que empreiteiros e prestadores de serviços sejam parceiros de um movimento colaborativo pelo desenvolvimento do RS, com geração de emprego e renda, oferta de capacitação contínua e garantia de previsibilidade de negócios até 2033.

Entre os principais benefícios, os parceiros passam a contar com:

  • Contratações ágeis e simplificadas em até 30 dias (antes: 180).
  • Remuneração compatível com a realidade da obra, incluindo revisões automáticas de preço.
  • Obras contínuas até 2033, garantindo previsibilidade e planejamento.
  • Aporte inicial de capital de giro e pagamentos facilitados.
  • Bônus por antecipação de obras.
  • Direito de preferência para empresas com alta performance para continuarem atuando na sua região.
  • Acesso a métodos padronizados e apoio técnico direto.
  • Acesso a condições especiais de locação e aquisição de equipamentos.

Para a diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, o Chega Junto simboliza uma nova etapa de colaboração entre Companhia e fornecedores. “A gente dá esse passo e inicia essa parceria, essa mudança de entendimento entre as partes. Com este programa, queremos que todos se unam para concretizar o desejo de ver as obras acontecerem e a universalização se concretizar. Vocês são parceiros nesse grande empreendimento chamado universalização do saneamento. Nada disso se faz sozinho, mas por meio da cooperação. Assim, podemos mostrar que é possível prosperar juntos”.

O diretor de Engenharia da Corsan, Breno Coutinho, destacou que o programa representa um avanço estratégico no plano de universalização. “O Chega Junto amplia as oportunidades de crescimento para as empresas e valoriza especialmente os negócios locais, gerando emprego, movimento econômico e retorno social diretamente nas regiões onde irão atuar. Nossa meta é atrair pelo menos 100 novas empresas no Rio Grande do Sul para aderir ao programa”, avalia.

Já o gerente regional de Relações Institucionais da Corsan, Aldomir Santi, reforçou que a iniciativa aproxima ainda mais a Companhia dos parceiros executores das obras. “Nosso desafio para executar obras de esgotamento sanitário é enorme. Precisamos cumprir o marco legal do saneamento e honrar os contratos firmados com os municípios. Com o projeto Chega Junto, que é inédito, pioneiro e inovador, queremos nos aproximar, encurtar caminhos e agilizar o andamento dos contratos, permitindo a realização das obras nos municípios de forma mais célere”, destacou.

“A região Norte representa 21% do PIB gaúcho e vem se desenvolvendo a várias mãos. Um momento como este, que está sendo proporcionado, nos permite entender que todos devemos caminhar juntos, com os setores empresarial e público, de forma integrada. Essa oportunidade de as empresas se credenciarem para participar deste programa certamente vai facilitar e agilizar o processo das obras de esgotamento sanitário nos municípios”, enfatizou o presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) e prefeito de Seberi, Adilson Adam Balestrin.

O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, também reforçou o papel estratégico do programa.
“Precisamos fazer as obras avançarem, especialmente na área de saneamento. A responsabilidade com o meio ambiente torna este momento histórico, pois buscamos não apenas grandes investimentos, mas, sobretudo, garantir o bom tratamento da nossa água e do sistema de esgotamento sanitário”, afirmou.

“A nossa parceria com a Corsan já dura cerca de 35 anos. Trabalhar com a Companhia é um legado do meu avô, dos meus pais, o meu, e será o dos meus filhos. Todos nós, juntos, estamos comprometidos com a universalização”, salientou o empreiteiro Matheus Bonfante.

A Corsan está realizando chamadas regionais para apresentação do programa e identificação de novos parceiros. Empresas interessadas podem agendar reunião por meio do e-mail chegajunto@corsan.com.br ou telefone (51) 99854-8961.

Facebook
Twitter
WhatsApp