A Cotrijal está entre as maiores empresas do Rio Grande do Sul e da Região Sul do país, conforme o ranking das 500 Maiores do Sul, divulgado pelo Grupo Amanhã nesta terça-feira, 7. Segundo a classificação, a Cotrijal é a 1ª cooperativa de produção gaúcha e a 28ª maior empresa do estado. Além disso, também no ranking estadual, a Cotrijal alcançou o 24º lugar em Receita Líquida e a 36ª posição em Patrimônio Líquido. Na classificação da Região Sul do Brasil, é a 12ª cooperativa de produção e ocupa a 66ª colocação no total de empresas.
O anuário reconhece as empresas que se destacaram no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, tendo como referência o desempenho econômico no exercício de 2024. Para a elaboração do ranking é utilizada uma metodologia especial desenvolvida pela parceria entre o Grupo Amanhã e a PwC Brasil, chamada Valor Ponderado de Grandeza (VPG). O índice reflete o porte e o desempenho das empresas, a partir de um cálculo que considera os três grandes números de um balanço: patrimônio líquido, receita líquida e lucro líquido ou prejuízo. O ranking tem como base os balanços referentes ao exercício de 2024, publicados ao longo do primeiro semestre de 2025.
“Este reconhecimento é mais um reflexo do esforço coletivo que faz da Cotrijal essa grande instituição. Apostamos no trabalho conjunto entre nossa equipe de colaboradores, os associados e as comunidades onde estamos presentes. O setor agro no Rio Grande do Sul tem enfrentado anos desafiadores, mas é essa força coletiva, alicerce do cooperativismo, que nos permite seguir avançando e apoiando os produtores rurais em suas demandas”, reforça o presidente da cooperativa, Nei César Manica.
A classificação no ranking fortalece a posição de relevância da Cotrijal entre as principais empresas da Região Sul do país. Com atuação no cooperativismo e no agronegócio, a cooperativa leva soluções aos produtores e produtoras rurais em 53 municípios gaúchos, incentivando e fortalecendo iniciativas que promovem a permanência no campo e desenvolvimento das atividades agropecuárias. Atualmente, atende mais de 17 mil associados e suas famílias, por meio de 2,6 mil colaboradores. Em 2024, registrou faturamento de R$ 4,84 bilhões e distribuiu mais de R$ 24,7 milhões aos associados, referente às sobras da cooperativa no exercício.