A Cotrijal realizou na última semana uma programação especial de encerramento do ano, reunindo mais de 100 líderes de núcleo que representam os 53 municípios da área de atuação da cooperativa. Os participantes, divididos em oito regionais, atuam como ponte entre a cooperativa e os mais de 17 mil associados.
Durante o encontro, foram avaliadas as principais ações de 2024, investimentos realizados e as projeções para o próximo ano. Entre os temas abordados, as tendências e mudanças climáticas ganharam destaque, com foco na preparação dos produtores para os desafios futuros.
O professor Maurício Roberto Cherubin, da Esalq-USP, foi um dos palestrantes e alertou sobre os impactos das mudanças climáticas na agricultura. “O clima está se tornando mais desafiador. É fundamental que os produtores invistam em práticas consideradas básicas, como equilíbrio do solo, uso de plantas de cobertura, manejo adequado e bioinsumos. ações que a própria Cotrijal já estimula. Isso ajuda a reduzir a vulnerabilidade das lavouras a condições adversas. A tragédia que nós passamos em 2024 aqui no estado é um dos reflexos dessa mudança climática, que é global”. A programação do evento contou ainda com a participação do agrometeorologista da consultoria Rural Clima, Marco Antônio dos Santos, que trouxe as tendências e previsões do tempo para os próximos meses.
Ao longo do ano, a Cotrijal promoveu uma série de eventos voltados à capacitação das lideranças. Segundo Nei César Manica, presidente da cooperativa, esses momentos são fundamentais para o fortalecimento do vínculo com os associados. “É um momento de trazer conhecimento às nossas lideranças sobre todas as ações que realizamos ao longo do ano e o que está planejado. Ao longo do ano realizamos outros eventos e todos são muito gratificantes. A nossa liderança e os nossos associados estão cada vez mais fidelizados e isso fortalece a nossa cooperativa para que ela possa seguir atendendo as demandas e necessidades dos produtores rurais”.
O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder destacou a importância esforço coletivo no ano de 2024. “Neste ano tivemos importantes eventos junto às lideranças, sempre com a finalidade de ampliar o conhecimento, trazer informações e prepará-los para que possam cada vez mais desempenhar o seu papel de uma forma ainda melhor. Agradecemos a todos os líderes pelo empenho neste ano em que tivemos vários fenômenos acontecendo, problemas nas safras, mas com empenho coletivo conseguimos superar estes desafios”
A programação de encerramento reafirmou o compromisso da Cotrijal com a sustentabilidade, a inovação e o fortalecimento das lideranças, preparando o caminho para um 2025 ainda mais promissor.“Nestes eventos que a Cotrijal promove sempre procuramos buscar informações e conhecimentos para levar para a nossa comunidade, então cada evento é um aprendizado muito grande. Neste encerramento do ano a gente fica grato por ter uma cooperativa assim forte ao nosso lado”, destaca Ari José Guaranhi, líder de núcleo no município de Colorado.
A Cotrijal está presente em 53 municípios gaúchos e conta com 112 líderes de núcleo para fortalecer a comunicação e levantar as demandas dos produtores de cada região. Os eventos realizados pela cooperativa buscam desenvolver as lideranças em diferentes categorias, desde conhecimento técnico das atividades rurais até de relações interpessoais.
Além dos líderes, estes encontros também contam com a participação dos conselhes de administração e fiscal, da direção, dos superintendentes e dos gerentes de unidades. Assim, é possível aproximar os diferentes grupos e proporcionar momentos de troca de conhecimento e de alinhamentos em relação ao trabalho desenvolvido pela Cotrijal.