Grupo Planalto de comunicação

Creati UPF é homenageado pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo Centro recebeu honra ao mérito pelos 35 anos de trabalho dedicados a promoção do envelhecimento ativo, da convivência e da valorização da pessoa idosa

Foto: Caroline Lima

O Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati/UPF) recebeu uma homenagem da Câmara de Vereadores de Passo Fundo pelos seus 35 anos de atuação junto à comunidade local e regional na promoção do envelhecimento ativo. A proposta de honra ao mérito partiu do vereador João Pedro Nunes e foi concedida em sessão plenária realizada nessa quarta-feira, 12 de novembro.

Criado em 1990, o Creati funciona como uma universidade aberta de educação não formal, na qual até hoje se debatem e estudam questões que envolvem o envelhecimento humano, com ações que visam oferecer caminhos para a promoção da saúde física e mental, valorizando o idoso enquanto agente no processo de sua história. Vinculado à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UPF, o Centro oportuniza às pessoas com mais de 45 anos programas e serviços de atividades educacionais, físicas, técnicas, mentais, culturais, sociais, cívicas e afetivas, de forma a pensar em preservar a qualidade de vida na longevidade e trazer benefícios diante de situações de vulnerabilidade social.

A homenagem foi acompanhada pela reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônio Thomé, e pelo fundador do Centro, professor Agostinho Both. Também estiveram presentes o coordenador do Creati, Diego Piva, a corte e alunos do Creati. Em sua fala, João Pedro mencionou que o Centro se tornou referência e motivo de orgulho para a cidade. “O Creati foi pioneiro no atendimento a pessoa idosa em Passo Fundo, em toda a região, iniciando suas atividades sob a inspiração e a liderança do senhor Agostinho Both, que com sua visão humanista e inovadora deu início a um trabalho que hoje completa 35 anos de história. Desde então, o Creati tem sido muito mais do que um espaço de aprendizado, um lugar de convivência, de amizade, de partilha, de saberes e de valorização da vida. Ali, cada aluno é reconhecido pela sua trajetória e incentivado a continuar aprendendo, participando nas atividades da sociedade”, destacou.

Para o vereador, a UPF, por meio do Creati, reafirma o seu compromisso com a educação em todas as fases da vida, promovendo a inclusão, o respeito e o envelhecimento ativo. “Essa distinção de honra ao mérito é, portanto, um reconhecimento. A importância social e educacional é o eixo humano do Creati e de todos os que fazem parte dessa história: professores, colaboradores e especialmente seus alunos. Parabéns a todos que mantêm viva essa bela trajetória e que o Creati continue sendo um exemplo de dedicação e amor ao próximo”, afirmou João Pedro.

O coordenador do Centro, Diego Piva, ressaltou que a homenagem é de grande importância pois mostra o quanto a Universidade foi importante e continua sendo ao longo dos seus 35 anos em atividades voltadas à pessoa idosa. “Nesse período, além de se construir, ter se iniciado o Creati, outras ferramentas de estudo, de pesquisa e extensão, e projetos vieram. Mas tudo teve uma iniciativa, então isso mostra para a sociedade de Passo Fundo e região a importância da UPF de ter pensado em atividades a este público. A homenagem mostra a importância do Creati na vida das pessoas e na vida das suas famílias, o quanto trouxe e traz de benefícios na qualidade de vida física, mental ou social, que é esse o objetivo do Creati. Uma homenagem como essa é merecida por toda a sua história, toda a sua caminhada ao longo dos seus 35 anos”, comentou.

Conheça mais sobre o Centro no site www.upf.br/creati.

Facebook
Twitter
WhatsApp