A Cresol, instituição financeira cooperativa, com mais de 1 milhão de cooperados e presente em 19 estados brasileiros, recebeu nos dias 12 e 13 de novembro, no Centro Administrativo da Cresol Rio Grande do Sul e da Cresol Raiz, a visita de lideranças do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), que conheceram as estruturas da cooperativa nos municípios de Garibaldi (RS) e Bento Gonçalves (RS), na Serra Gaúcha, e na capital, Porto Alegre (RS).
Durante o primeiro dia, a delegação de executivos e conselheiros de cooperativas dos Estados Unidos, Quênia e Botsuana viram a operação da Cresol Rio Grande do Sul em Garibaldi (RS) e Bento Gonçalves (RS). Além disso, as cooperativas Santa Clara e Vinícola Garibaldi compartilharam sobre o funcionamento de seus negócios. A agenda também contou com a visita aos pontos turísticos e aos cooperados da Cresol.
Na manhã do dia 13 de novembro, o grupo foi recebido na capital gaúcha, pelo presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, que ressaltou a importância do relacionamento com a principal entidade do cooperativismo de crédito mundial. “Tivemos a oportunidade de estreitar relações com o conselho mundial, mostrando o modelo de organização do Sistema Cresol, que preserva suas raízes há 30 anos, ao mesmo tempo, em que atua para seguir acompanhando as transformações do mundo. É extraordinário compartilhar experiências e gerar conhecimento entre nós”, comenta.
Na oportunidade, foram exibidas para a comitiva as práticas da Cresol que estão focadas na sustentabilidade do negócio, demonstrando que o crescimento financeiro evolui em conjunto com o trabalho social, respeitando os princípios cooperativistas. A visita foi um importante momento para compartilhar experiências e vivências relacionadas ao cooperativismo.











