Aprovado pelo Legislativo o projeto de resolução que cria a Frente Parlamentar da Segurança Pública. A matéria é de autoria do vereador Marcio Patussi (PDT).
Passo Fundo está entre as 10 cidades mais violentas do Estado. Segundo dados do Centro Brasileiro de Estudos da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais Passo Fundo ficou em 8º lugar no número de mortes por arma de fogo. A Secretaria de Segurança Pública do RS também confirma o alto índice de homicídios. Em 2011 foram 38 assassinatos, e no ano seguinte 42. Neste período os furtos também cresceram, passando de 2.444 ocorrências para 2.585 em 2012. A ideia de Patussi é tentar reduzir as estatísticas.
Conforme o autor do projeto de resolução a Frente Parlamentar da Segurança Pública terá um papel muito importante. “Os vereadores poderão propor e desenvolver estudos para solucionar os problemas de violência que afetam a cidade”, destaca o parlamentar.
As casas de detenção são exemplos de descaso com a segurança no país. O vereador lembra que atualmente o presídio de Passo Fundo tem 608 detentos, sendo a capacidade é para 308. Enquanto isso as obras da penitenciária regional seguem paradas. O assunto será uma dos temas dos trabalhos da Frente.
A ampliação do vídeomonitoramento também será discutida pelos integrantes. Hoje Passo Fundo possui 28 câmeras de vigilância em alguns bairros e na área central.











