Grupo Planalto de comunicação

CTG Lalau Miranda Realiza a 12ª Edição da Reculuta Farroupilha em Passo Fundo Evento reúne mais de 100 grupos de dança e celebra a tradição gaúcha

Foto: Ezequiel Goulart

A 12ª edição da Reculuta Farroupilha, promovida pelo CTG Lalau Miranda, está em pleno andamento, reunindo dezenas de grupos e apaixonados pela cultura tradicionalista gaúcha. O evento, que teve início às 8h da manhã deste sábado (03), se estenderá até o final do dia de amanhã (04), atraindo participantes de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, além de representantes de Santa Catarina e Paraná.

Neste sábado as apresentações ficam por conta das categorias Pré-Mirim, Mirim e Juvenil. Amanhã, domingo, quem subirá aos palcos são as categorias Adulta A, Adulta B, Veterana e Xirua.

Em conversa com o patrão do CTG Lalau Miranda, Marcelo Dapper, ele compartilhou um pouco sobre a história e o significado desse evento, que, segundo ele, começou como como uma ideia simples e se consolidou ao longo dos anos como um grande evento de celebração da nossa cultura . “A Reculuta Farroupilha começou como um sonho e se transformou em uma grande realidade”, afirmou Marcelo.

A edição deste ano tem um significado ainda mais especial, pois a última Reculuta, que ocorreu no ano passado, teve forte impacto das enchentes que afetaram a região. “Tivemos, no ano passado, a infelicidade das questões das enchentes, então tivemos uma Reculuta mais fraca. Mas agora, estamos mais fortes, com mais de 100 grupos de todo o estado e até de outros estados”, ressaltou o patrão.

O evento, que conta com a participação de diversos voluntários, entre associados, dançarinos e membros da comunidade, reflete o trabalho incansável da equipe organizadora. Desde as 5h30 da manhã, os membros do CTG estavam no local, recepcionando os grupos e preparando o espaço para a primeira apresentação, que ocorreu às 8h deste sábado.

Este ano, a programação conta com a inauguração do palco B, um novo espaço destinado às invernadas do CTG Lalau Miranda. “Hoje também tivemos a inauguração do palco B, que era outro sonho antigo. Queríamos criar uma nova sala de ensaio para as nossas invernadas e, na Reculuta, conseguimos realizar a inauguração desse novo tablado.”, contou Marcelo.

Marcelo também fez questão de agradecer aos parceiros do evento, em especial ao poder público municipal, que, segundo ele, foi fundamental para a realização da Reculuta. “Quero agradecer ao prefeito Pedro, ao vereador Meirelles e à vereadora Ada, que, com suas emendas, contribuíram para a concretização deste evento tão importante para a nossa cidade e para a nossa cultura”, finalizou.

A população de Passo Fundo é convidada a prestigiar o evento, com a recomendação de utilizar transporte por aplicativo, devido à grande quantidade de público presente.

Facebook
Twitter
WhatsApp