Grupo Planalto de comunicação

Cuidados com a saúde ocular: confira as principais orientações para evitar o cansaço visual

Foto: Freepik
A saúde visual merece atenção especial, já que a visão é um dos sentidos mais utilizados no dia a dia. O oftalmologista, membro do corpo clínico do HCPF, Dr. Alexandre Higuchi esclarece quais são as doenças mais comuns que afetam a visão. “As doenças oculares mais comuns são os erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia), catarata, conjuntivite, glaucoma e retinopatia diabética.  Vale lembrar que a catarata e a causa mais comum de cegueira reversível, enquanto o glaucoma é a causa de cegueira irreversível no mundo.” explica.
O especialista destaca ainda quais são os principais hábitos necessários para o cuidado com a saúde ocular. “Dos cuidados com a saúde visual vale lembrar hábitos de consultas regulares ao oftalmologista, evitar coçar os olhos, evitar o uso indiscriminado de colírios sem acompanhamento e o uso de óculos solares de boa qualidade no sol.
A fadiga visual também pode surgir com o uso expressivo de telas e prejudicar a saúde dos seus olhos. “A fadiga ocular e o termo usado para sintomas relacionados ao uso da visão e cansaço visual em atividades prolongadas de leitura, uso de computador e telas (celular e tablets).”
O desconforto causado pela fadiga ocular interfere podem interferir na rotina de estudos ou de trabalho. “Esses sintomas incluem: olhos vermelhos e irritados, sensação de cisco/olhos secos, lacrimejamento, embaçamento visual, dor ocular ou dor de cabeça.”
O oftalmologista elenca algumas orientações que podem contribuir com a prevenção e alívio destes sintomas. “Para prevenir a fadiga ocular recomenda-se uso de óculos (quando indicado), uso de colírio lubrificante (quando indicado), alternar períodos de uso de telas e momentos de pausa, com ‘relaxamento” na visão ao olhar para longe (exemplo: usar computador por 1h e pausa de 5 minutos), uso de óculos com filtro antirreflexo e filtro azul também podem gerar mais conforto com as telas.” pontua Dr. Alexandre.
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais