Centenas de pessoas enfrentaram o frio intenso da noite desta terça-feira, 27, e se deslocaram até o Portal das Liguangens, no Campus I da UPF, para acompanhar a abertura da 15ª Jornada Nacional de Literatura.
A solenidade começou com um espetáculo de teatro, dança e música que uniu os grupos folclóricos e coral da UPF, e criaram um ambiente de emoção, característico das Jornadas de Literatura.
Em seguida foi feita a entrega de um cheque no valor de 150 mil reais à Ana Maria Machado , que, com o romance “Infâmia”, foi a vencedora do Prêmio Zaffari e Bourbon de Literatura.
As autoridades chamadas ao palco fizeram uso da palavra, com um discurso unânime de incentivo, apoio e reconhecimento às Jornadas.
A programação da Jornada Nacional de Literatura, que acontece bianualmente desde 1981, foi renovada com o passar das edições, contemplando, hoje, além do debate sobre educação, cultura e tecnologia, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, eventos diversificados, concursos, conversas e todo o tipo de inter-relações entre leitores e autores.
Ao todo, 101 autores de 11 países debaterão com leitores sobre o tema “Leituras Jovens do Mundo”, nesta 15ª edição da Jornada. Entre convidados internacionais estão o diretor do Departamento de Psicologia Evolutiva da Universidade de Barcelona, Cesar Coll, e o romancista mexicano Alejandro Reyes. Entre os brasileiros, destacam-se Walcyr Carrasco, Jairo Bouer, Laura Müller e André Vianco.
Fotos: Vanessa Lazzaretti