Grupo Planalto de comunicação

Datafolha aponta empate de Ana Amélia e Tarso Genro

A última pesquisa Datafolha com os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, divulgada nesta sexta-feira (26), mostra um empate entre os candidatos Ana Amélia Lemos (PP) e Tarso Genro (PT). Os dois aparecem com 31% das intenções de voto.

Em terceiro lugar, com 17%, está o candidato do PMDB, José Ivo Sartori. Vieira da Cunha (PDT) registrou 2% e Roberto Robaina (PSOL), 1%. Estivalete (PRTB) e Humberto Carvalho (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 4%. Outros 14% dos entrevistados não sabiam em quem votar.

Ana Amélia caiu seis pontos percentuais em relação à última pesquisa, divulgada no dia 10 de setembro. Tarso Genro subiu de 28% para 31%. Considerando apenas os votos válidos dessa última pesquisa, a candidata do PP e o adversário dela do PT também aparecem empatados, com 38%.

Segundo turno

O Datafolha simulou um cenário de segundo turno entre Ana Amélia e Tarso Genro. A candidata do PP venceria por 44% contra 40% do petista. Brancos e nulos somam 7% e 9% não sabem ou não responderam.

Rejeição

Os entrevistados também responderam em qual candidato eles não votariam de jeito nenhum. Veja o índice de rejeição:

Tarso Genro (PT): 24%

Estivalete (PRTB): 18%

Ana Amélia Lemos (PP): 17%

Roberto Robaina (PSOL): 17%

Vieira da Cunha (PDT): 15%

Humberto Carvalho (PCB): 14%

José Ivo Sartori (PMDB): 9%

Rejeita todos/não votaria em nenhum: 3%

Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 20%

Não sabe: 17%

A pesquisa foi encomendada pela RBS e pelo jornal Folha de S.Paulo. Foram ouvidos 1.374 eleitores em 53 cidades gaúchas, nos dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de três pontos para mais e para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul), sob o número RS-00021/2014 e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o protocolo BR-00782/2014.

Fonte: R7 (Correio do Povo).

Facebook
Twitter
WhatsApp