Um vídeo incomum está viralizando nas redes sociais, após 15 pinguins que foram resgatados, serem foram devolvidos ao mar, na praia do Moçambique, em Florianópolis na quarta-feira (25). Essas aves, da espécie pinguins-de-Magalhães, foram salvas após sofrerem encalhes, afogamentos e ficarem presas em apetrechos de pesca.
A soltura foi realizada pela R3 Animal, responsável pelo PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos), iniciativa vinculada à Petrobras.
Neste ano, a R3 Animal registrou a presença de 2.620 pinguins-de-Magalhães feridos em Florianópolis, entre vivos e mortos. Desses, apenas 151 (5,7%) estavam vivos no momento do resgate, apresentando sinais de afogamento e exaustão.
Até agora, um total de 45 pinguins resgatados foram soltos em 2023, incluindo os 15 de quarta-feira. Por serem animais sociais, o ideal é que sejam soltos em grupos de pelo menos dez indivíduos. Após a soltura, os pinguins devem seguir em direção às suas colônias reprodutivas na Patagônia, Argentina.