Grupo Planalto de comunicação

Defesa Civil alerta para chuvas intensas no final de semana A maior parte das chuvas devem ocorrer em um intervalo de 12 horas

A atualização do aviso meteorológico da Defesa Civil estadual, da quinta-feira (26/6), alerta para chuvas fortes e intensas, acompanhadas de raios e temporais nas regiões Noroeste, Centro-Norte, Metropolitana, Vales, Serra e Litoral Norte entre a noite de sábado (28/6) e o início da manhã do domingo (29/6). A maior parte da chuva prevista deve ocorrer em 12 horas.

Na noite de quinta-feira (26/6), o avanço de uma frente fria mantém chuva fraca sobre o norte do Estado, com acumulados abaixo de 20 mm. O vento fica de sul e de sudoeste no Litoral e na Região Metropolitana, com rajadas entre 15 km/h e 30 km/h.

Na sexta-feira (27/6), o tempo firme volta a predominar, devido à atuação de um sistema de alta pressão. Os ventos serão de sul e de sudeste no Litoral e na Região Metropolitana, com rajadas entre 15 km/h e 30 km/h.

Já no sábado (28/6), o aprofundamento da área de baixa pressão sobre o Estado, aliado ao fluxo de umidade do norte do País, favorece a ocorrência de chuva forte a intensa na metade norte, nas Missões, no Centro e na Região Metropolitana.

Os acumulados variam entre 50 mm e 90 mm nas regiões Noroeste, Norte, Serra, Metropolitana, Vales e Litoral Norte, podendo superar 100 mm em alguns locais, especialmente durante a noite. Nas demais regiões, os volumes de chuva ficam entre 10 mm e 40 mm. Também há um risco baixo de temporais com granizo e de rajadas de vento acima de 70 km/h associadas às instabilidades no noroeste e no norte do Estado.

Na madrugada e em parte da manhã de domingo (29/6), o fluxo de umidade continental, aliado à formação de um ciclone extratropical próximo da costa, ainda favorece chuvas que variam de fortes a intensas e que podem ser persistentes. Elas podem ser acompanhadas de raios e temporais isolados, com eventual queda de granizo e rajadas de vento acima de 70 km/h e associadas às instabilidades.

Os acumulados variam entre 50 mm e 80 mm por dia nas Missões, no Noroeste, no Centro-Norte, na Região Metropolitana e na Serra, podendo chegar, pontualmente, aos 100 mm por dia dia nos Vales e no Litoral Norte. Nas demais regiões, os acumulados ficam abaixo de 30 mm por dia. Com a influência do ciclone, as rajadas de vento se intensificam, variando entre 50 km/h e 75 km/h na metade sul do Estado, na Região Metropolitana, no Nordeste e em todo o Litoral, deixando o mar agitado.

Facebook
Twitter
WhatsApp