Grupo Planalto de comunicação

Defesa Civil de Passo Fundo reforça monitoramento e ações preventivas em função das chuvas

Foto: Michel Sanderi/PMPF

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Passo Fundo intensificou o acompanhamento das condições climáticas devido à atuação de um ciclone extratropical que afeta o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Nesta terça-feira (9), a situação no município permanece controlada, sem ocorrências graves registradas. Conforme o Sistema Municipal de Monitoramento do Clima, o maior volume de chuvas acumulado nas últimas 24 horas foi registrado no distrito de Capinzal, com 53,3 mm. Na área urbana, o destaque foi a estação Lobo da Costa, no bairro Entre Rios, com 28,1 mm.

As rajadas de vento mais fortes foram registradas na estação de Bela Vista, com 55 km/h, e na estação Lobo da Costa, com 42 km/h. O Rio Passo Fundo apresentou elevação de 47 cm no período, mas segue dentro da normalidade, com cota atual de 22 cm.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão aponta para chuvas mais intensas até o meio-dia de hoje e possibilidade de ventos fortes até quarta-feira (10).

A Defesa Civil segue em alerta, com equipes de plantão para atendimento à população e ações preventivas. “Estamos atentos às atualizações e monitorando todas as regiões da cidade. Nosso objetivo é agir com agilidade e garantir a segurança da população, especialmente em áreas mais vulneráveis”, destacou o coordenador da Defesa Civil do município, Fernando Carlos Bicca.

Em caso de necessidade, a população deve acionar os seguintes serviços:
– Defesa Civil: 199
– Bombeiros: 193
– Brigada Militar: 190

A orientação da Defesa Civil de Passo Fundo é para que os moradores evitem áreas de risco e não tentem cobrir telhados durante as chuvas. As lonas devem ser usadas, inicialmente, para proteger bens no interior das residências.

Facebook
Twitter
WhatsApp