A Defesa Civil Municipal, em parceria com diversas instituições, realiza os preparativos finais para a implosão do silo da antiga Cesa, em Passo Fundo. Na quinta-feira (8), foi realizada a última reunião com os órgãos de proteção, segurança e salvamento, além dos responsáveis pela operação, para alinhar os ajustes e esclarecer os últimos detalhes.
Nesta sexta-feira (9), uma nova reunião aconteceu no pátio da antiga CESA, envolvendo os líderes de equipes e voluntários de outras cidades da região. Este encontro definiu as missões individuais e permitiu o reconhecimento da área e suas particularidades.
De acordo com o coordenador de Proteção e Defesa Civil Municipal, Fernando Carlos Bicca, a segurança é a prioridade máxima durante a operação. “Estamos mobilizando todos os esforços necessários para garantir que a implosão ocorra de forma segura e controlada. A evacuação da área e a coordenação das equipes são fundamentais para o sucesso dessa operação”, aponta o coordenador.
Ocorreu ainda, a distribuição de flyers informativos em todas as residências e estabelecimentos dentro de um raio de 200 metros do silo, ação que continuará neste sábado. Além disso, uma moto-propaganda está circulando com orientações sobre a evacuação. A Defesa Civil também está organizando kits individuais para os voluntários, incluindo a documentação necessária e os materiais que serão usados durante a evacuação.
Também nesta sexta-feira, os equipamentos para a operação começaram a ser instalados na Avenida Brasil e no Parque Linear do Sétimo Céu, onde será montado um ponto de acolhimento para os moradores da área evacuada. “Os moradores da Zona Direta de Impacto, que abrange um raio de 200 metros do silo, receberam notificações ao longo da semana para evacuar suas residências entre 7h e 10h deste domingo”, esclarece o coordenador.
O trânsito na Avenida Brasil será desviado, com bloqueios nos trevos nas extremidades da avenida para orientar veículos e pedestres. Além disso, gradis e sinalizações adicionais serão colocados nas imediações do Teatro de Operações para impedir o acesso do público à área de segurança. As ruas adjacentes à Avenida Brasil e à Rua Rodrigues Alves também serão interditadas.
O evento, que ocorrerá no domingo (11), às 9h, envolve um complexo plano de segurança e isolamento, coordenado pelo Sistema de Comando de Incidente (SCI). A implosão em Passo Fundo está classificada como de grau oito, numa escala de complexidade que vai de cinco a dez. Serão utilizados 100 kg de explosivo, para um volume de concreto calculado de três a quatro mil metros cúbicos. Será necessário 1 mês para retirar os entulhos.
Para aqueles que desejam acompanhar o evento, haverá áreas específicas e sinalizadas para concentração, longe da zona de risco.