No sétimo dia seguido de chuva em Esteio as inundações se estendem para a maior parte da cidade da região Metropolitana e a Defesa Civil do município orienta moradores a deixarem suas casas nesta segunda-feira. As equipes usam apitos para alertar para o transbordamento do arroio Sapucaia em bairros como Liberdade, Parque Primavera, São Sebastião, São José, Três Marias, Vila Ezequiel e Vila Rica. Conforme o coordenador da Defesa Civil de Esteio, tenente Luís Carlos Terra, o objetivo é evitar que mais famílias fiquem ilhadas e tenham que ser retiradas das suas residências de barco.
Um segundo abrigo municipal está sendo montado pela prefeitura, já que o Centro Municipal Eva Karnal está lotado. Também há famílias abrigadas na Igreja São Sebastião, na Vila Ezequiel, e no Bar da Janete, no Jardim das Figueiras, além de outras milhares em casas de familiares e amigos. Nesse domingo, centenas de pessoas já haviam dexado residências, principalmente no bairro Parque Primavera. Esteio foi o primeiro município gaúcho a solicitar decreto de situação de emergência na semana passada devido às chuvas.
As doações à população atingida pelas chuvas são concentradas no Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3079 – Vila Olímpica). Os itens de maior necessidade são colchões, roupas de cama, produtos de limpeza e alimentos. O Ginásio Municipal Sílvio Batista (Av. Peri Fagundes, 343 – Vila Osório) é o ponto para doação de móveis. Mais informações sobre o mutirão de ajuda a Esteio pelos telefones 3433-8132 e 3473-0018.
Fonte: Correio do Povo