Grupo Planalto de comunicação

Déficit de armazenagem de grãos no país é de 40 milhões de toneladas por ano

Os silos brasileiros estão lotados nesta época do ano, mas boa parte da produção agrícola não tem onde ser armazenada. Nos últimos anos, a infraestrutura de armazéns não acompanhou o crescimento do agronegócio no país. A estimativa é de que a cada safra, 20 bilhões de dólares sejam perdidos no processo de produção do campo à cidade.

Os silos espalhados pelos campos brasileiros têm capacidade estática para armazenar pouco mais de 146,3 milhões de toneladas de grãos, segundo dados do Ministério da Agricultura (Mapa). Não é o suficiente para a produção, que nesta safra deve alcançar 190 milhões de toneladas. De acordo com a Fundação das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, o ideal é que os países tenham capacidade para armazenar 120% do que produzem.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) admite que pelo menos 40 milhões de toneladas ficam fora dos armazéns todos os anos, porque falta espaço. O déficit é maior na região Centro-Sul, passando de 35,3 milhões de toneladas. Depois o Norte e Nordeste, com 5,6 milhões de toneladas.

Facebook
Twitter
WhatsApp