A equipe de investigação da Defrec, comandada pelo Delegado Adroaldo Schenkel, prendeu na manhã desta sexta-feira,04, dois empresários de Passo Fundo/RS.
Em junho de 2013 ocorreu um roubo aos caixas eletrônicos dentro da empresa Semeato, onde pelo menos cinco elementos armados renderam vários funcionários durante o turno da madrugada e arrombaram dois caixas eletrônicos do Banrisul, saqueando dinheiro e as armas dos vigilantes. O assalto foi bem organizado, com os bandidos simulando ser funcionários de outra unidade, inclusive com uso de carro semelhante, demonstrando que tiveram conhecimento da rotina da empresa.
As investigações da Defrec de imediato conseguiram identificar e prender em agosto/2013 um elemento da região metropolitana com vasta ficha criminal, ex-detento do Presídio Central de Porto Alegre/RS com participação no roubo, inclusive apreendido com o mesmo objeto subtraído durante o fato.
As investigações prosseguiram e revelaram que as informações privilegiadas que os assaltantes tinham sobre a rotina da empresa teria sido passada por um funcionário da Semeato que não está mais no emprego. A Polícia Civil conseguiu identificar então, na sequência, mais dois participes do crime, empresários responsáveis também pelo planejamento e logística da ação.
Os dois empresários são irmãos e proprietários de um comércio nos altos da Vila Petrópolis (LEOMAR ZILDE e ZILMAR VILDE) e tiveram prisão preventiva decretada pelo Juiz Orlando Fachini Neto da 2ª Vara Criminal de Passo Fundo/RS. As prisões ocorreram hoje pela manhã sendo que um dos irmãos já estava preso devido a apreensão feita pela Defrec de uma espingarda calibre .12 na casa do investigado.
Essa arma foi roubada em um assalto em no restaurante Italians em Soledade/RS uma semana antes das buscas feitas pela Defrec. Todos os citados foram indiciados pela Defrec por roubo e formação de quadrilha.