Mais de 420 produtoras de leite associadas da Cotrijal participaram do Deleite-se, na sexta-feira, 05 de dezembro. Realizado no restaurante da Expodireto Cotrijal, o evento é voltado exclusivamente para mulheres, com o objetivo de disseminar informações técnicas e promover o protagonismo feminino na produção de leite.
“As mulheres são fundamentais para a pecuária leiteira. O Deleite-se é uma oportunidade de reconhecer o trabalho, a dedicação e a força de cada uma delas. Sabemos que o setor atravessa um período de grandes desafios, e é justamente nesse cenário que reforçamos nosso compromisso em seguir atuando com firmeza na busca de soluções que ajudem a superar este momento e garantam as condições necessárias para que nossos associados continuem produzindo leite com qualidade e rentabilidade”, destacou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.
O Deleite-se é promovido pela Cotrijal desde 2019, consolidando-se como um dos principais eventos da Cotrijal voltados ao quadro social. Além de fornecer informações técnicas, o evento também é uma oportunidade para confraternização. “O nosso objetivo é reunir mulheres que trabalham com leite para elas trocarem experiências e confraternizar”, ressaltou o gerente de Produção Animal da Cotrijal, Alan Issa Rahman.
A programação de palestras contemplou a capacitação técnica das produtoras e também um momento para acolhimento e motivação. “Neste ano, trouxemos recomendações para o ambiente onde as vacas vivem, um tema muito relevante, já que o crescimento da média de produção dos rebanhos exige que o ambiente acompanhe a evolução produtiva dos animais. E, por entendermos que o trabalho com o leite exige muito das produtoras, a segunda palestra trouxe uma mensagem motivacional, para que elas se sintam confortadas, abraçadas e motivadas para continuarem na atividade”, explica Rahman.
Palestras
O momento técnico foi conduzido pela médica-veterinária Bruna Brandão, analista de qualidade do leite da Cotrijal. Ela destacou como cuidados com a água, a limpeza e as camas podem otimizar a produção, ressaltando o papel das mulheres na gestão da atividade. “As mulheres fazem a mudança acontecer, e o nosso intuito é fornecer informações técnicas para que possam opinar e direcionar suas propriedades. Elas estão cada vez mais atuantes, por isso é importante que tenham esse conhecimento e identifiquem as oportunidades de melhoria”, explicou Bruna.
O evento foi encerrado com a renomada jornalista Alice Bastos Neves, que ministrou a palestra ‘Ressignifique-se, histórias para sua vida”, um relato da sua trajetória profissional e pessoal, incluindo o diagnóstico e tratamento de um câncer de mama, promovendo um momento de conexão e inspiração.“Essas mulheres têm uma rotina muito diferente da minha e desafiadora em tantas camadas, que eu nunca vou conseguir entender o que elas passam todos os dias. Porém, eu acredito na potência de uma história e na capacidade de conexão com outras pessoas. Então eu espero que, a partir da minha história e da minha trajetória, que elas possam levar reflexões e inspirações para a vida delas”, ressaltou a apresentadora.










