Grupo Planalto de comunicação

Dengue: registros aumentam no RS; Passo Fundo possui 53 casos confirmados em 2025 A atualização foi realizada pela Secretaria Estadual da Saúde

Foto: Freepik

O número de casos confirmados de dengue segue em alta no Rio Grande do Sul.  De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria da Saúde, o Estado registrou 6.863 infecções, conforme números desta segunda-feira, 14 de abril.

Desses casos, 5.804 são autóctones, ou seja, contraídas dentro do próprio município. Foram cinco óbitos confirmados entre os gaúchos no ano de 2025.

Desde o final de março, quando o Estado entrou em alerta para a chegada de abril, mês em que tradicionalmente ocorre o pico da doença, cerca de 2.700 novos casos já foram diagnosticados.

Passo Fundo teve 53 casos confirmados de dengue. Outros 74 estão em investigação, sendo que 1 foi apontado como inconclusivo.

Mesmo assim, a capital do Planalto Médio não está entre os locais com maior número de registros. A doença já provocou cinco mortes: duas em Porto Alegre, e as demais em Viamão, Alvorada e Cachoeira do Sul. Há mais de 32 mil notificações registradas, das quais 16.442 ainda aguardam conclusão.

Com 474 municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, o Rio Grande do Sul tem hoje um cenário mais abrangente de disseminação do que em 2024, embora ainda com número absoluto inferior de casos. No ano passado, foram mais de 208 mil infecções e 281 mortes, porém em 472 cidades, duas a menos que em 2025.

Facebook
Twitter
WhatsApp