Com a saída de Silvio Almeida, que deixou o cargo em meio a acusações de assédio sexual feitas pela ministra Aniele Franco, o Ministério da Educação passa a ter uma nova liderança. A deputada estadual de Minas Gerais, Macaé Evaristo, foi convidada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o ministério e aceitou o convite. A confirmação do nome de Evaristo para o cargo deve ocorrer em breve.
Assim ela se pronunciou pelo Instagram:
“É com muita honra que aceitei, nesta segunda-feira, o convite do presidente Lula para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Nosso país tem grandes desafios e esse é um chamado de muita responsabilidade. Temos muito trabalho pela frente e sigo esperançosa, com o compromisso de uma vida na luta direitos.”
Macaé Evaristo traz uma vasta experiência no setor educacional. Com uma carreira que começou como professora aos 19 anos, ela possui graduação em Serviço Social, além de mestrado e doutorado em Educação. Evaristo tem um histórico significativo na administração educacional, sendo a primeira mulher negra a ocupar cargos de destaque como secretária municipal e estadual de Educação em Belo Horizonte e Minas Gerais, respectivamente.
Entre 2013 e 2014, Evaristo também foi responsável pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC). Durante seu tempo no MEC, ela coordenou importantes iniciativas, como a criação de Escolas Indígenas, o programa de Escolas Integradas em Belo Horizonte e Minas Gerais, e a implementação de cotas para estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior.