Na manhã desta quinta-feira (23), no Plenarinho da Câmara, ocorreu reunião da Frente Parlamentar de Reforma Política e Popular. A reunião contou com a participação do deputado estadual Adão Villaverde (PT). Estavam presentes na reunião o presidente da Frente, vereador Alberi Grando (PDT), o vice-presidente da Frente, vereador Rui Lorenzatto (PT), a vereadora Cláudia Furlanetto (PT), o vereador Wilson Pedro Lill (PSB) e o vereador Claudio Luiz Rufa Soldá (PMDB).
O deputado realizou uma análise da questão da reforma política e frisou pontos essenciais no tema como o fim do financiamento empresarial de campanha, o fortalecimento da democracia e a promoção da democracia participativa, com a participação mais efetiva dos cidadãos nas decisões políticas através de plebiscitos e referendos, entre outros temas. “É importante que o debate ocorra nos municípios e esta Câmara está fazendo o papel que lhe cabe: promovendo as discussões, criando comissões e documentos que relatam o trabalho, além de Projetos de Lei que também podem favorecer a reforma”, afirmou Villaverde.
O presidente da Frente, vereador Alberi Grando (PDT) comentou que o debate sobre o tema tem crescido na comunidade, o que reafirma a importância do trabalho da Frente. “Temos levado o debate as comunidades e também ao ambiente acadêmico e percebemos que existe um grande interesse do cidadão sobre o tema”, destacou.
O vice-presidente da Frente, vereador Rui Lorenzato (PT) falou sobre pontos que acredita serem importantes na questão da reforma, principalmente sobre o financiamento privado de campanhas. “É a porta de entrada para a corrupção no país. Encaminhei um Projeto de Lei aqui na Câmara que prevê que toda a empresa que financiar a campanha de um candidato ou realizar doações para o partido não pode participar de licitações públicas pelo período de quatro anos após o pleito”, esclareceu.
Também participaram da reunião representantes do Fórum da Agenda 21, Comissão Especial dos Direitos Humanos, Sindicato dos Metalúrgicos, Cresol e Promotoras Legais Populares.