O ano de 2023 foi intenso para Luciano Azevedo. O deputado federal pelo PSD vem se dividindo entre as sessões e despachos em Brasília, com visitas em Passo Fundo e região. Com uma agenda concorrida, ainda foi eleito presidente do Sport Clube Gaúcho. Azevedo esteve visitando as Rádios Planalto e fez um balanço do mandato, além de projetar as atividades de 2024.
O deputado contou que é favorável à desoneração da folha, matéria que vem preocupando empresários. Também se pôs a favor de quem está na terra, trabalhando há muito tempo, na pauta do Marco Zero.
O período de quase um ano vem servindo como aprendizado para o político. Lembrou a Reforma Tributária, na qual votou a favor, visto que nenhum setor da economia se manifestou contrário à reforma. Ainda, situações sobre segurança, como os atos violentos ocorridos no ano de 2023 em Blumenau, Santa Catarina.
Além disso, fez questão de manter contato com a comunidade, vindo a Passo Fundo semanalmente e também visitando municípios localizadas em um raio de até 100 quilômetros. Aliás, alcançou a marca de 100 municípios visitados, onde conversa com as lideranças para ouvir as necessidades e captar recursos.
Assim, trouxe R$ 30 milhões para investimentos diversos em Passo Fundo, como parcerias em obras ou melhorias na saúde. Captar recursos é apenas uma das missões do deputado, acredita, somando a proposição de leis e discussão de temas importantes para o Brasil.
No campo político, o parlamentar vem procurando colaborar no que acredita ser positivo, assumindo uma posição mais central. Azevedo disse que a convivência com os demais 500 deputados é restrita, o que se dá mais nas comissões – ele faz parte da Frente Parlamentar do Agro e da Comissão de Segurança Pública.
Frente Parlamentar do Agro
O principal objetivo é proteger, dar boas condições de financiamento, garantir tributação justa aos produtores. “É uma bancada atuante, que faz valer as suas deliberações”, diz.
Eleições 2024
Luciano Azevedo acredita que as eleições municipais de 2024 vão interferir no andamento da Câmara dos Deputados. Isto porque muitos parlamentares pretender concorrer, o que pode acelerar algumas votações. No campo de Passo Fundo, reuniões serão realizadas para definir o cenário, com a participação do deputado. Azevedo defende o debate em alto nível, com propostas.
SC Gaúcho
Em paralelo, o torcedor agora é presidente do Sport Clube Gaúcho. Garante não estar trabalhando sozinho, tendo ao lado até 14 pessoas na direção. No momento, a diretoria vem fazendo a montagem do elenco do clube para a disputa da Divisão de Acesso, que inicia em abril.